Conforme observado na primeira semana de 2023, o mercado de criptomoedas não começou tão tenso. Isso porque o preço do bitcoin (BTC) manteve alguma estabilidade. Além disso, algumas altcoins conseguiram ter uma boa performance.
Hoje, vamos apresentar quais foram as quatro criptomoedas que mais se destacaram no início de janeiro.
Algorand (ALGO)
Abrindo a nossa lista está a Algorand. Essa é uma das redes mais autossustentáveis do mercado cripto. O projeto foca em trazer sistemas seguros e com alto rendimento em escalabilidade. Ademais, a Algorand oferece suporte a cálculos que exigem garantias de desempenho confiáveis para criar novas formas de confiança, sem abrir mão da descentralização.
Nos últimos sete dias, a ALGO teve um aumento de 14%. Esse crescimento veio como resultado da seleção da Algorand para ser o blockchain público que oferecerá suporte para uma plataforma de garantias digitais na Itália. Espera-se que o novo serviço esteja operacional no início de 2023. Essa será a primeira vez que um Estado-Membro da UE permite o uso da tecnologia blockchain para garantias bancárias e de seguros.
Near Protocol (NEAR)
Near Protocol é um blockchain proof of stake (PoS). Ele possui contratos inteligentes que focam em uma plataforma de computação em nuvem descentralizada liderada pela comunidade. A plataforma se destaca, pois possui transações rápidas, alto rendimento e interoperabilidade, favorecendo o ambiente dos aplicativos descentralizados.
O NEAR passou por um aumento de 28% nos últimos sete dias. Fatores que podem ter motivado esse movimento da altcoin é o anúncio do projeto que pretende realizar mais parcerias para o desenvolvimento da web3 este ano e a divulgação de que a Near Foundation está refinando sua abordagem para o Processo de Subsídios.
Cardano (ADA)
A concorrente do Ethereum (ETH) não poderia ficar de fora. Cardano, é uma das criptomoedas mais populares da arena blockchain e conseguiu esse feito com sua comunidade engajada e com uma proposta de plataforma de contratos inteligentes eficientes.
O crescimento da ADA foi de 28% na última semana. Sem dúvidas, a expectativa para a chegada de stablecoins não sintéticas na Ethereum Killer contribuiu para isso. Em suma, pelo menos dois ativos estáveis devem chegar na rede da ADA nos próximos dias. São eles: Djed e USDA.
Solana (SOL)
Fechando a nossa lista está ela, a matadora do Ethereum que sangrou demais no último trimestre do ano. O grande intuito da Solana no mercado cripto é oferecer uma plataforma de contratos inteligentes, onde desenvolvedores e usuários finais podem desfrutar de transações rápidas e de baixas taxas.
O crescimento da SOL foi o maior dessa lista. Ele chegou a 48% na última semana, motivado pelo interesse do investidor de criptomoedas em especular a altcoin meme lançada na Solana, o BONK.