BOLHA CRYPTO GROUP

NOTÍCIAS SOBRE O CRIPTOMERCADO

A Cardano (ADA) pode ser a próxima líder blockchain dos NFTs?

Logo após o Ethereum (ETH), a grande estrela dos tokens não fungíveis (NFTs) era a Solana. No entanto, uma das principais concorrentes do ETH foi atingida pela queda da FTX e da Alameda Research, abrindo espaço para outra rede de contratos inteligentes, a Cardano (ADA). 

Mas não vá achando que o crescimento da Cardano nos NFTs surgiu apenas após o colapso do império de Sam Bankman-Fried (SBF) não. Só para exemplificar, no dia 27 de outubro, o DappRadar informou que, em apenas um mês, o volume de negociação de tokens não fungíveis da Cardano atingiu a marca de US$19 milhões.

De fato, essa foi uma grande alegria para os detentores da altcoin, pois além de a Cardano se tornar o terceiro maior protocolo NFT, seu número de transações atingiu um pico não visto desde maio de 2022. 

Por que a Cardano cresceu assim?

Logo após alguns atrasos, a rede da Cardano passou pelo hard fork Vasil em setembro deste ano. Essa atualização trabalhou diretamente na escalabilidade da concorrente do Ethereum. Com uma plataforma de contratos inteligentes lançada e um nível de escalabilidade maior, é natural que mais investidores olhem para os NFTs da rede da ADA. 

Comentando sobre o sucesso do crescimento dos NFTs na Cardano, Pieter Nierop, operador de staking da ADA, argumentou que há três fatores que fazem com que os tokens não fungíveis cresçam na criptomoeda. São eles: 

  • Transações em NFT não falham; 
  • Os custos são baixos;
  • Você não perde seu dinheiro em taxas de gás.

Com esses pontos levantados, podemos dizer que a Cardano consegue se destacar frente aos seus principais rivais. 

Até o momento da escrita do artigo, a Solana mostrou ao mercado uma rede totalmente instável com transações sendo interrompidas em momentos de alta usabilidade, em um ataque hacker ou simplesmente em um nó mal configurado. Já o Ethereum, dispensa comentários quando o assunto é altos custos de transferências.

Além disso, a Cardano conta com uma forte comunidade e busca fazer parcerias importantes para seus lançamentos, incluindo os de NFTs.

Em abril de 2022, por exemplo, o projeto NFT Clay Nation lançou uma colaboração oficial com Snoop Dogg para trazer animações icônicas de argila, campos de terra e conteúdo musical para a Cardano.

Claro que não posso deixar de destacar que na altcoin é possível enviar várias NFTs Cardano em apenas uma transação. Isso mesmo que sejam de coleções diferentes.

Ela também possui uma integridade contábil garantida pelo Ledger (não por um smart contract) e uma segurança validada pelo consenso Ouroboros. Ademais, suas regras de política monetária são 100% reguladas, sem surpresas.

Mas será que isso fará da altcoin a próxima estrela dos NFTs?

Que os pontos destacados contribuem para o aumento da Cardano em usabilidade é um fato. No entanto, dizer que apenas eles podem ser suficientes para a altcoin se consagrar como líder dos NFTs pode não ser a melhor fala. 

A equipe da Cardano precisa encontrar um ponto de trabalho onde a pesquisa para desenvolvimento da criptomoeda não atrase o desenvolvimento e seja rápido da forma como o mercado exige. 

Investidores de criptomoedas gostam de soluções ágeis e projetos que demoram para realizar suas entregas acabam perdendo espaço para outros que não possuem uma rede tão robusta. Solana está aí para mostrar que a informação é verdadeira.

Apesar de ser uma criptomoeda com constantes interrupções em seu blockchain, isso não se mostrou um impedimento para a Solana se destacar nos NFTs. Por outro lado, a busca pela rede livre de falhas, fez com que a Cardano não crescesse tão rápido como seu rival.

Claro que o trabalho de pesquisa feito pela equipe da altcoin deve ser valorizado, pois de instabilidades os usuários da Cardano não têm do que reclamar. Mas encontrar uma forma de entregar o melhor, sem que anos sejam levados para isso, pode ser o diferencial que a Cardano precisa para continuar crescendo no mundo dos tokens não fungíveis. 

Moda cripto é na Tipo Crypto

Uma loja de moda cripto no ritmo da nova geração, que é urbana, inclusiva e descolada. Se você investe em moedas digitais, coleciona NFTs, tá plugado na Web3 ou é um Ancap, vista Tipo Crypto.

tipocrypto.com

Isenção de responsabilidade

As informações apresentadas neste artigo são apenas para fins informativos e educacionais. Nada aqui contido deve ser interpretado como aconselhamento financeiro ou sugestão de investimento. O Bolha Crypto não se responsabiliza por quaisquer perdas geradas pela utilização do conteúdo, produtos ou serviços mencionados.

Siga nossos grupos no TELEGRAM e WHATSAPP.

Leia Mais:

Mais lidas