A recente alta do Bitcoin tem chamado a atenção dos investidores de criptomoedas, no entanto, ela não possui fundamentos sólidos.
A taxa de juros nos Estados Unidos subiu, o que deveria desencorajar investimentos em ativos considerados de risco, como o Bitcoin.
A taxa de juros americana é um dos principais determinantes do valor de qualquer ativo financeiro.
Quando a taxa de juros sobe, os investidores tendem a retirar dinheiro de ativos de alto risco, como o Bitcoin, e a colocá-lo em ativos mais seguros, como títulos do governo ou depósitos bancários.
Isso acontece porque a taxa de juros mais alta significa que esses ativos mais seguros oferecem retornos mais altos e menos riscos.
A alta recente do Bitcoin parece ignorar completamente essa relação fundamental entre a taxa de juros e o valor dos ativos financeiros.
Mesmo assim, o Bitcoin continuou subindo de preço, com alguns analistas prevendo que a criptomoeda poderá ultrapassar US$100.000 ainda este ano.
Isso pode levar a mais uma bolha especulativa, já que a demanda por Bitcoin pode superar a oferta, o que impulsiona o preço para níveis insustentáveis.
O criptoinvestidor deve fazer agora sua própria análise antes de acreditar em falsas promessas, já que o único fundamento que continua forte para o Bitcoin é o ciclo de quatro anos, chamado de halving.
Quer se tornar um investidor profissional em criptomoedas, deixar de ser enganado e ter ganhos exponenciais?
Ingressa na inovaflix.com/criptoinvestidor
Roberto Pantoja.