No último fim de semana, a Aave DAO realizou o lançamento de sua stablecoin, denominada GHO, na rede principal do Ethereum (ETH).
A ideia de uma stablecoin no ecossistema da Aave foi proposta em julho de 2022, mas de uma forma diferente das principais stablecoins, USDT e USDC, pois a ideia é que ela fosse sobrecolateralizada.
Esse tipo de stablecoin conta com uma garantia adicional além do valor do próprio ativo estável. Nesse sentido, os usuários precisam depositar uma quantidade de ativos que excede o valor da stablecoin, a fim de assegurar a paridade do token, em vez de simplesmente depositar o valor equivalente que desejam adquirir.
Embora o GHO possa ser garantido por diferentes ativos escolhidos pelos usuários da Aave, a paridade da stablecoin será fixada em relação ao dólar americano. Como a Aave oferece empréstimos descentralizados, o token só será criado quando um usuário fornecer uma garantia em uma proporção específica. Quando o empréstimo for quitado, o protocolo GHO irá queimar a stablecoin devolvida.
Para garantir a sustentabilidade da tesouraria da Aave e fornecer fundos para melhorias e divulgação do projeto, os juros gerados pelos ativos emprestados serão destinados à tesouraria da DAO da plataforma DeFi.
Além disso, os detentores do token AAVE serão beneficiados com um desconto no processo de cunhagem do GHO. De acordo com informações divulgadas no site oficial, já foram cunhados 2,2 milhões de tokens na rede Ethereum. Contudo, no momento da escrita do artigo, a stablecoin é negociada abaixo da marca de US$1, o que é esperado para o início de um ativo estável sobrecolateralizado.
“Trata-se de construir um futuro onde todos possam participar com igualdade de acesso. GHO abre caminho para um futuro financeiro mais transparente, descentralizado e eficiente”, afirmou a equipe da Aave no Twitter.