Enquanto as criptomoedas de grande capitalização lutam para sair do impacto negativo da SEC, o Stacks (STX) vai na contramão, com uma alta de 24% em apenas dois dias.
Um dos fatores que podem ter contribuído para esse aumento é a movimentação atual e negativa da SEC em relação às exchanges de criptomoedas Coinbase e Binance, bem como a altcoins importantes como Cardano (ADA), Solana (SOL) e Polygon (MATIC).
Mas como isso pode ter afetado o STX?
A Blockstab, empresa responsável pelo Stacks, conduziu uma oferta em 2019 que recebeu qualificação da SEC sob o Regulamento A+. Esse evento histórico marcou a primeira vez que a agência reguladora aprovou uma oferta de token nos Estados Unidos. Nesse sentido, o STX parece ser quase imune ao purgatório regulatório que afeta o mercado em geral.
Outro fator importante que contribui para o sucesso do token está relacionado ao seu nicho de mercado. Funcionando como uma camada de contratos inteligentes para o Bitcoin (BTC), o STX se beneficiou do crescente interesse em atividades relacionadas aos projetos na rede da criptomoeda primária, como os Ordinals e BRC-20.
Para quem ainda não conhece, os Ordinals foram lançados no Bitcoin em janeiro de 2023. O destaque dessa funcionalidade é permitir a criação de NFTs utilizando a tecnologia desenvolvida por Satoshi Nakamoto. Essa inovação utiliza a blockchain do BTC para fixar dados aos satoshis.