Certamente, o Bitcoin Cash (BCH) é um dos forks mais populares do Bitcoin (BTC). No entanto, manter-se no top 20 de capitalização de mercado e ter uma rede rápida não faz com que o BCH seja realmente utilizado, o que resulta em uma adoção limitada e em uma reputação de “rede de zumbis”. No entanto, um analista acredita que essas narrativas merecem uma reconsideração em 2023.
Justin Bons, CIO da Cyber Capital, expressou sua opinião de que o Bitcoin Cash deveria superar o bitcoin em termos de capitalização de mercado. Segundo ele, essa perspectiva é válida apenas a partir de uma análise fundamental da criptomoeda.
Bons acredita que o BCH tem um desempenho inferior ao seu “irmão mais velho” devido a questões políticas. No momento da escrita do artigo, a capitalização de mercado da altcoin representa menos de 0,95% da criptomoeda primária.
1/5) I might not support BCH anymore
— Justin Bons (@Justin_Bons) June 30, 2023
But from a purely fundamental perspective; it deserves to be above BTC in market cap!
BCH is way closer to what Bitcoin was supposed to become; with more functionality, capacity & integrity
BCH is how we fix Bitcoin, as forking is freedom!
“Eu talvez não apoie mais o BCH. Mas, de uma perspectiva puramente fundamental, ele merece estar acima do BTC em capitalização de mercado! O BCH está muito mais próximo do que o Bitcoin deveria ter se tornado; com mais funcionalidade, capacidade e integridade. O BCH é como consertamos o Bitcoin, pois bifurcar é liberdade!”
Apesar de sua falta de adoção, o Bitcoin Cash mantém o mecanismo de consenso de proof of work (PoW). Mas, ao contrário do Bitcoin, o tamanho do bloco do BCH é de 32 MB, em comparação com 1 MB da criptomoeda primária.
Essa disparidade no tamanho do bloco é frequentemente criticada pelos opositores do Bitcoin, que consideram um obstáculo significativo para o dimensionamento da criptomoeda. Nesse sentido, até Bons acredita que o BTC se tornou uma piada em seu estado atual, devido ao seu limite de tamanho de bloco e à sua “governança ditatorial”, e ainda ressalta que o BCH corrige isso.
Além disso, Bons levanta preocupações sobre o design e a segurança do BTC, afirmando que o Bitcoin Core se tornou muito centralizado em seu desenvolvimento. Ele acredita que os incentivos tokenômicos do modelo de segurança da criptomoeda original estão quebrados e prevê que seu “orçamento de segurança” falhará em um prazo de 5 a 9 anos.