De acordo com o apresentador de pseudônimo Guy do Coin Bureau, o Ethereum (ETH) terá um grande desempenho este ano. Desde o início de 2023, a principal altcoin do mercado passou por um crescimento de 31% e novidades que estão para chegar na plataforma de contratos inteligentes podem motivar um desempenho melhor ainda da criptomoeda.
Como argumento para o crescimento do Ethereum, o analista apontou o momento deflacionário da altcoin. A mudança para o mecanismo de consenso do ETH, saindo do proof of work (PoW) para proof of stake (PoS), no ano passado contribuiu para a deflação da criptomoeda, já que os validadores precisam queimar tokens para participar da rede. Além disso, a implementação de protocolos de queima de token, como o EIP-1559, também ajuda na redução da oferta.
“Eu acho que provavelmente veremos um preço mais alto do Ethereum até o final do ano. E no auge da próxima corrida de touros, parece totalmente realista que a deflação deva forçar o Ethereum acima de seus máximos de todos os tempos”, disse Guy.
No entanto, Guy também alerta para os riscos que o Ethereum enfrenta, incluindo o ambiente geral de criptomoedas e macro, preocupações regulatórias, a centralização e a concorrência de outras Layer 1.
O Ethereum, que atingiu um recorde histórico de cerca de US$4.900 em novembro de 2021, está sendo negociado por US$1.574 no momento da escrita deste artigo.
Vitalik Buterin é criticado por centralização no Ethereum
O usuário do Twitter mr.y questionou a comunidade da plataforma de contratos inteligentes sobre a sua estrutura interna de governança e processo de tomada de decisão. Ele argumentou que não se pode chamar uma rede de realmente descentralizada quando sua evolução é decidida por apenas uma pessoa.
Em resposta, o fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, afirmou que um de seus métodos de formar um consenso em toda a rede é ler passivamente o Twitter e o Reddit, onde a comunidade do ETH é forte e pode mostrar um direcionamento de como acredita que o blockchain deve prosseguir. No entanto, essa resposta gerou críticas, pois decidir o rumo de uma criptomoeda tão importante através de redes sociais pode ser um caminho perigoso.