O analista de blockchain e DeFi, Miles Deutscher, acredita que o cenário pode estar mudando para o bitcoin (BTC). Nesse sentido, o estrategista comparou o desempenho do preço do BTC nos meses que antecedem o próximo halving, programado para 2024, com os ciclos anteriores.
Embora o cenário regulatório e macroeconômico tenha passado por mudanças, Deutscher argumenta que o preço do bitcoin ainda segue padrões semelhantes aos mercados anteriores. Ele descreve esse comportamento como “desempenho lateral”, que é caracterizado por movimentos de preços relativamente estáveis e sem grandes oscilações.
Historicamente, esse desempenho lateral ocorre nos segundos, terceiros e quartos trimestres que antecedem os halvings do Bitcoin, como vimos nos anos de 2016 e 2020. Os dados sugerem que essa tendência se repetirá no ciclo que antecede o halving de 2024. Deutscher aponta para o dia 21 de novembro como um ponto-chave, historicamente associado a uma mudança de alta no preço da criptomoeda.
“Será interessante ver como o BTC responde“, comenta Deutscher. Ele prevê um quarto trimestre “agitado” para o Bitcoin, principalmente devido à hostilidade regulatória e à incerteza macroeconômica que o mercado enfrenta atualmente.
No próximo halving, as recompensas para os mineradores serão reduzidas pela metade, passando a ser de apenas 3,25 Bitcoin por bloco, o que tem ajudado a aumentar a especulação em torno da criptomoeda.