Depois do aguardado halving do Litecoin (LTC), a criptomoeda perdeu todo o hype que a cercou durante os primeiros meses de 2023. A altcoin, que buscava um lugar no top 10, na momento da escrita do artigo, é negociada na 15ª colocação dos ativos blockchain de maior capitalização.
Esse movimento já era esperado, tendo em vista que o Litecoin não oferece novidades que o destaquem no mercado de criptomoedas há muito tempo. Além disso, com o meio cripto em geral em correção, fica difícil para uma altcoin fazer um movimento diferente do bitcoin (BTC).
Nesse cenário, quem está bem pessimista em relação ao LTC é o analista Benjamin Cowen, que decidiu expressar suas preocupações sobre a viabilidade do Litecoin como um investimento a longo prazo.
Litecoin é uma escolha ruim?
De acordo com Cowen, o desempenho do LTC, em comparação com o BTC, deixa muito a desejar. Desde 2013, o Litecoin desvalorizou cerca de 95% em relação ao bitcoin, o que não é natural, considerando que essa não foi a tendência das altcoins de grande capitalização.
Além disso, em 2019, o Litecoin alcançou o pico de US$146, mas, em 2023, o melhor preço do LTC foi de US$115. Cowen argumenta que esse cenário é preocupante, considerando as grandes quantidades de dinheiro impressas pelo Federal Reserve nos últimos anos. Sendo assim, ele pensa que a criptomoeda oferece “muito risco por uma recompensa muito baixa“.
Cowen também analisou a Modern Portfolio Theory e utilizou simulações de Monte Carlo para mostrar que uma carteira composta por BTC, ETH e LTC geraria os melhores retornos ajustados ao risco, com uma alocação de 0,0% para o Litecoin.
Embora a análise de Cowen seja bem fundamentada, é importante destacar que ele se concentra na relação LTC/BTC. Com isso, o par LTC/USD foi deixado de lado. Mas será que por esse ângulo é uma boa apostar na prata digital?
A verdade é que mesmo comprando a criptomoeda com o dólar americano, o desempenho ainda é ruim, apresentando tendências de baixa recorrentemente. Contudo, no cenário atual, isso não é exclusividade do Litecoin, o mercado de queda é apenas mais forte nele do que em outras criptos relevantes.