A Apple foi processada na Califórnia, sendo acusada de fazer acordos prejudiciais com competidores no mercado de pagamentos Peer-to-Peer (P2P) do iOS. Isso teria levado os consumidores a pagarem preços em constante alta.
A ação afirma que a empresa fechou acordos com Venmo, Cash App e Google Pay para limitar o uso da tecnologia cripto descentralizada em seus aplicativos de pagamento.
Os consumidores alegam que a Apple quebrou leis antitruste dos Estados Unidos ao fazer essas negociações. Além disso, eles afirmam que essas parcerias bloqueiam a concorrência tanto em recursos quanto em preços, impedindo a incorporação da tecnologia cripto nos aplicativos iOS P2P existentes ou novos.
A ação destaca que a Apple mantém controle total sobre todos os aplicativos em iPhones e iPads por meio de restrições contratuais e tecnológicas. A empresa também exige os mesmos acordos de qualquer novo produto iOS P2P como condição para entrada.
Os demandantes querem que a Apple separe o negócio Apple Cash de suas outras operações para evitar mais prejuízos aos consumidores no mercado de pagamentos Peer-to-Peer .
Esse processo se junta a outros contra a empresa, que já enfrenta desafios legais relacionados ao serviço Apple Pay. Nesse caso, cooperativas de crédito e instituições financeiras acusam a multinacional de violar leis antitruste ao monopolizar o mercado americano de carteiras de pagamento por toque em dispositivos iOS.