Sem dúvidas, as concorrentes do Ethereum (ETH), são as criptomoedas que estão no radar dos investidores.
Uma olhada nos principais ativos por capitalização, por exemplo, irá nos mostrar plataformas como Cardano (ADA), Solana (SOL), Polkadot (DOT) e Avalanche (AVAX) com bons posicionamentos.
Mas isso quer dizer que esses blockchains podem destronar o Ethereum?
De acordo com o cofundador da BitMEX, Arthur Hayes, a resposta é não.
“Se a situação técnica no gráfico de preços parece boa, então eu entraria em algumas delas, mas no meu profundo entendimento, não acho que nenhuma delas possa vencer o Ethereum ainda porque elas não têm o mindshare dos desenvolvedores”.
Ethereum e suas rivais
Hayes acredita que alguns dos principais rivais do ETH podem apresentar um bom comportamento no próximo ciclo de mercado. No entanto, ele aponta que os mesmo não possuem potencial para ultrapassar a altcoin líder no longo prazo.
“Faria sentido alocar para uma ou mais dessas coisas na parte inferior, porque elas vão subir rapidamente. Agora, não acho que nada chegue perto de competir com o Ethereum”.
Hayes pensa que nem tudo é baseado na quantidade de transações por segundo ou nas taxas que você paga para fazer as mesmas. Um grande exemplo disso é o Bitcoin (BTC).
Segundo o empresário, o talento do desenvolvedor conta muito mais.
“Ethereum tem alguns milhares de desenvolvedores. A próxima blockchain pode ter algumas centenas, e isso é tudo que importa. Os desenvolvedores criam esse ecossistema. Eles constroem os aplicativos”.
Por que não falar de Solana?
Claro que uma das principais concorrentes do ETH foi mencionada por Hayes. O executivo alega que a Solana enfrenta o desafio de encontrar uma nova narrativa para o próximo ciclo de alta do mercado.
Com uma rede que constantemente apresenta falhas e com o discurso de transações por segundo não funcionando mais, o que podemos esperar para o token SOL?
“Eles realmente têm algo para dar ao mercado no próximo ciclo? O que eles vão trazer para o mercado no próximo ciclo? Porque se for apenas ‘Oh, o Ethereum é lento. Está processando tantas transações. As taxas de gás são altas. Somos mais rápidos por causa de uma matemática sofisticada que anotamos em um pedaço de papel, e nossa rede de teste é muito rápida…’ Isso funciona na primeira vez”.
“Se você pensar sobre isso, todas as outras camadas 1 têm equipes basicamente copiando e colando tudo o que foi criado no Ethereum primeiro. O que é bom, entrar em Solana quando está a poucos centavos de $200, ótimo negócio. Mas é um pouco menos de um comércio agora em US$30”.