As atas da reunião de política mais recente do Federal Reserve, divulgadas hoje (22), revelaram uma discussão aprofundada sobre a necessidade de aumentar as taxas de juros para conter a inflação e frear o crescimento acelerado da economia americana. Embora o aperto monetário já tenha sido iniciado, a preocupação em manter a situação sob controle ainda é grande.
De acordo com as atas, quase todos os participantes da reunião apoiaram um aumento de 25 pontos-base nas taxas, mas alguns chegaram a sugerir um aumento de 50 pontos-base. Além disso, a maioria concordou que reduzir o ritmo de aumento das taxas na conjuntura atual permitiria uma gestão de risco adequada.
No entanto, outros participantes da reunião expressaram preocupação com a possibilidade de uma recessão em 2023 e não manifestaram opiniões sobre pedidos de auxílio-desemprego maiores. Essas preocupações foram em parte abandonadas logo após o relatório recente sobre as folhas de pagamento não agrícolas, que afirmou que os Estados Unidos criaram 517.000 empregos em janeiro.
Depois de um ano de aumentos consecutivos de 75 pontos-base e meio ponto percentual, o Federal Reserve decidiu voltar a um tamanho de aumento da taxa padrão, elevando sua taxa de juros overnight em um quarto de ponto percentual. Essa medida foi tomada durante a reunião realizada entre 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
Enquanto isso, no mercado de criptomoedas, o preço do bitcoin (BTC) apresentou um impulso de alta mais leve, subindo 0,41% na última hora, mas se mantendo abaixo da marca de US$24.000 no momento da escrita do artigo.