Atualização Shapella, anteriormente chamada de Shanghai, do Ethereum (ETH), promete revolucionar o ecossistema da criptomoedaa. O aguardado upgrade está previsto para acontecer em 12 de abril de 2023 e promete trazer uma série de benefícios para a plataforma de contratos inteligentes.
Em primeiro lugar, os investidores de Ethereum poderão retirar ativos da Beacon Chain, desbloqueando US$30 bilhões em ETH que estão em staking, mas de forma gradativa. Para quem ainda não está familiarizado com o início da transição da principal altcoin do mercado para o modelo de consenso proof of stake (PoS), a Beacon Chain foi criada para que essa mudança fosse segura.
Os usuários que confiam no potencial do Ethereum começaram a fazer staking de ETH. Dessa maneira, conseguiram validar blocos que não tinham transação para ajudar a rede a verificar se o processo de PoS estava ocorrendo da forma que deveria. Assim, com a chegada do The Merge, o Ethereum teria uma rede segura para usuários comuns e projetos que utilizam seu blockchain.
Além disso, com o Ethereum trancado, mesmo com a chegada do Merge, os desenvolvedores teriam previsibilidade da segurança da rede sem que ocorresse uma variação brusca de atividade no blockchain do ETH.
Shapella pode deixar o Ethereum mais atrativo
Outro destaque da atualização é que ela conseguirá reduzir as taxas de gas pagas pelos desenvolvedores, tornando mais econômico criar e implantar contratos inteligentes e aplicativos descentralizados. Esse fator pode ser crucial para a chegada de mais aplicações na rede do ETH.
A atualização também deve impulsionar a crescente indústria de staking líquido, que atualmente representa quase metade de todo o ETH trancado. Afinal, há uma grande expectativa de que o Shapella forneça uma maneira mais simples e eficiente para os usuários ganharem recompensas de staking, mantendo a capacidade de usar seu ETH para outros fins.
Chen Zhuling, fundador e CEO da RockX, uma rede global de nodes blockchain, descreveu a atualização como um “desenvolvimento revolucionário” que posiciona o Ethereum para o crescimento e sucesso sustentados.
Embora alguma volatilidade de mercado de curto prazo seja esperada, Zhuling enfatizou os benefícios de longo prazo para o ecossistema, como uma maior capacidade do Ethereum de lidar com mais transações por segundo, diminuição dos custos de transação e melhoria da segurança e eficiência dos contratos inteligentes.
O Bolha Crypto divulgou uma visão parecida do analista Chris Burniske, que acredita que o desbloqueio do Ethereum será um movimento de alta no médio e longo prazo.
Segundo Burniske, a capacidade de controlar os próprios fundos é, de fato, um desenvolvimento positivo para o ativo. Sendo assim, ele enxerga que o aumento do controle dos investidores sobre seus investimentos levará a um melhor desempenho dos preços, em vez de uma tendência contínua de queda.