O Bolha Crypto divulgou que o cofundador da Terraform Labs, Do Kwon, foi preso em Montenegro no dia 23 de março de 2023. Agora, surgem novas informações indicando que ele sabia do colapso da Terra (LUNA) antes que este acontecesse.
Sem dúvida, a queda da LUNA foi um dos maiores escândalos do mercado de criptomoedas, eliminando bilhões de dólares de seus investidores. No entanto, antes do dia 9 de maio de 2022, Kwon enviou US$7 milhões para um escritório de advocacia sul-coreano.
A KBS News apontou que a decisão de Kwon de enviar milhões para o escritório de advocacia foi considerada pelos promotores como um movimento deliberado, que supostamente reafirmou sua consciência do colapso iminente e antecipou os problemas legais esperados.
As autoridades sul-coreanas estão acusando Kwon de violar as leis financeiras do país e de ter fugido para a Sérvia em novembro de 2022. A Procuradoria do Distrito Sul de Seul descobriu sua localização e as autoridades sérvias cooperaram na busca pelo responsável pela LUNA, apesar da falta de um tratado de extradição entre os países.
No entanto, os problemas legais de Kwon não se limitam apenas à Coreia do Sul. A SEC dos Estados Unidos entrou com um processo contra ele em fevereiro de 2023, acusando-o de orquestrar uma fraude de valores mobiliários no valor de US$40 bilhões envolvendo a stablecoin algorítmica UST.
Kwon também chamou a atenção por converter fundos ilícitos para bitcoin (BTC) e enviar a criptomoeda para uma exchange cripto fora da Coreia do Sul. Os promotores já pediram à Binance que impeça o empresário de retirar qualquer criptomoeda de sua plataforma.