De acordo com as informações compartilhadas pelo perfil no Twitter @WuBlockchain, a rede da Avalanche (AVAX) C-Chain sofreu uma interrupção na produção de blocos por pelo menos 50 minutos em 26 de março.
Esse tipo de pausa pode ser resultado de um bug, problemas de código ou de uma pausa organizada na rede. Contudo, ainda há muitas incógnitas sobre a situação, e até o momento da escrita do artigo, a equipe da Avalanche não emitiu uma declaração oficial sobre o evento.
Segundo alguns especialistas, o incidente pode ter sido causado por desafios do validador, e esse foi o segundo problema de interrupção na produção de blocos da Avalanche nos últimos sete dias.
Apesar de a criação e validação de blocos, em muitos casos, ser interrompida para permitir que os desenvolvedores resolvam os problemas em uma rede, ela cria preocupações sobre a imutabilidade e descentralização de um projeto.
Nas últimas 24 horas, o token AVAX teve uma queda de 2.53% e está sendo trocado de mãos a US$16.77 no momento da escrita do artigo.
Redes da Avalanche
Ao contrário das demais concorrentes do Ethereum (ETH), a Avalanche possui um modelo de funcionamento com redes distintas para cada função. A primeira é a X-Chain, que é responsável por lidar com a transferência de ativos entre usuários.
A P-Chain é a espinha dorsal da Avalanche. Ela coordena o mecanismo de consenso em todas as redes. Além disso, permite a criação de sub-redes, que são blockchains separados que podem ser personalizados para atender a necessidades específicas.
Já a C-Chain, além de permitir a produção de blocos, possibilita que desenvolvedores construam e implantem aplicativos descentralizados (dApps). Ela suporta a Ethereum Virtual Machine (EVM). Sendo assim, programadores podem usar linguagens populares como Solidity para construir dApps compatíveis com a rede da principal altcoin do mercado.