O Itaú Unibanco, o maior banco do Brasil, começou a oferecer compra e venda de bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) por meio de sua plataforma de investimentos “íon”, e os ativos digitais estarão custodiados no próprio banco.
Guto Antunes, diretor do Itaú Digital Assets, destacou que a escolha da custódia bancária foi pautada por sua relevância, representando a primeira solução de mercado vinculada a um dos grandes bancos do país.
Antunes ressalta que a decisão da instituição de entrar no mercado de criptomoedas está alinhada com o amadurecimento e evolução da regulamentação para ativos digitais no Brasil.
A oferta inicial permitirá que clientes cadastrados na plataforma íon comprem bitcoin e Ethereum a partir de R$10, sem taxas. Mas é válido destacar que o Itaú não planeja limitar-se apenas a duas opções de cripto.
Antunes revelou que o banco planeja expandir o serviço para outras criptomoedas, acompanhando a evolução regulatória e explorando a tokenização de ativos reais à medida que o mercado avança.
“O Itaú Digital Assets enxerga um futuro promissor na tokenização de ativos reais, impulsionado não apenas pelas criptomoedas, mas pela tecnologia blockchain como um todo”, afirmou Antunes.