A Binance anunciou nesta quarta-feira (15) que encerrará a negociação do par BTC/BUSD sem taxa em sua plataforma. A medida vem em meio à repressão contra a stablecoin da exchange de criptomoedas que agora está facilitando a negociação da sem taxa para apenas TUSD.
De acordo com o anúncio oficial, a partir do dia 22 de março, além do BTC/TUSD, as taxas zero ainda serão aplicadas aos pares de negociação BNB/TUSD e ETH/TUSD.
O CEO da Binance, Changpeng Zhao, disse que a medida veio com o intuito de espalhar a liquidez para mais pares e que a exchange cripto pretende ser uma plataforma aberta. Além disso, o empresário esclareceu que a sua empresa não está adicionando outra stablecoin, mas sim interrompendo o programa BUSD em meio ao fim do suporte a ele.
Após o anúncio, o TrueFi (TRU) saltou quase 20%, pois muitas pessoas acreditavam que o token ainda estava relacionado ao TUSD. No entanto, CZ afirmou que o TRU não deve estar ligada à stablecoin. Como resultado, a altcoin conta com uma queda de 10% no momento da escrita do artigo.
Binance e TUSD
Logo após a SEC iniciar uma investigação contra a Paxos, emissora do BUSD, houve uma grande incerteza em relação ao ativo estável da Binance. Nesse sentido, traders começaram a preferir fazer negociações com pares relacionados às principais stablecoins USDC e USDT.
A empresa de CZ, em meados de fevereiro de 2023, decidiu cunhar a stablecoin TUSD em grandes volumes. De acordo com o aviso do Whale Alert, a exchange de criptomoedas cunhou 49 milhões de unidades da stablecoin.
O que chamou a atenção é que o TUSD estava entre as stablecoins que a Binance introduziu conversão automática em troca de seu ativo estável em setembro de 2022. A plataforma de negociação de bitcoin (BTC) e altcoins citou maior liquidez e eficiência de capital para os usuários optarem por colocar todos os ativos estáveis na conta em BUSD.