A Binance anunciou que em breve seu marketplace de tokens não fungíveis (NFT) incluirá suporte para Bitcoin Ordinals. Isso pode ajudar a contribuir para a adoção não apenas dos NFTs na rede da criptomoeda primária, mas também para ampliar as opções disponíveis para traders e colecionadores.
De acordo com o anúncio da exchange de criptomoedas, a incorporação da cultura e tecnologia do BTC em seu ecossistema permitirá que os criadores de Bitcoin NFT recebam suporte de royalties. Além disso, a Binance está buscando colaborar ativamente com mais projetos NFT para apoiar o crescimento e evolução dos Ordinals.
Para participar dessa nova fase da Binance NFT, os usuários podem se registrar em um evento especial agendado para ocorrer de 9 a 15 de maio de 2023. Já a integração deve acontecer no final deste mês.
A Binance prometeu vantagens exclusivas, como airdrops e oportunidades de whitelist, para criadores interessados que participarão do evento de registro especial para projetos vinculados à próxima inclusão.
Como resultado dessa integração, os usuários da exchange cripto poderão comprar e negociar Bitcoin Ordinals no mercado através de suas contas Binance sem precisar de uma carteira separada que suporte inscrições.
“Queremos trazer a mais ampla escolha para nossos usuários. Bitcoin é o OG das criptos. Estamos super empolgados em trazer Bitcoin Ordinals para Binance NFT. Acreditamos que as coisas estão apenas começando aqui e mal podemos esperar para ver o que o futuro reserva neste espaço”, disse Mayur Kamat, chefe de produto da Binance.
Entendendo os Ordinals
Lançado em janeiro de 2023, o Bitcoin Ordinals é uma forma de criar NFTs na invenção de Satoshi Nakamoto, fixando dados para satoshis na blockchain BTC. Esse movimento foi possível graças ao fork Taproot e as inscrições de tokens não fungíveis podem ser em forma de vídeos, imagens, textos ou códigos.
Também é válido destacar que os NFTs do blockchain do BTC oferecem a possibilidade de baixas taxas de transação para essa modalidade de tokens devido ao Taproot. Esse caso de uso para a cripto tem o potencial de atrair uma nova base de usuários, especialmente aqueles interessados em artes e artefatos digitais.
No entanto, ainda existem desafios a serem superados, como moderação de conteúdo e melhoria da experiência do usuário. Além disso, alguns investidores debateram sobre o objetivo final do Bitcoin e se opuseram contra seu caso de uso não financeiro, argumentando que isso pode congestionar a rede e aumentar as taxas de transação, o que tem se mostrado uma crítica com embasamento.
Para exemplificar, a quantidade de inscrições Ordinals na rede Bitcoin registrou um aumento impressionante, saindo de 2,5 milhões para 4,78 milhões. Por outro lado, as taxas de transação da criptomoeda subiram para o terceiro nível mais alto da história, ficando atrás apenas de 2017 e 2021.
Outro ponto relevante é que com a maior utilização dos Ordinals, a rede do Bitcoin está cada vez mais congestionada. Inclusive, esse movimento foi o responsável por mais de 400.000 transações de BTC ficarem paralisadas no último final de semana e a Binance precisar paralisar os saques da cripto duas vezes.