Recentemente, a SEC iniciou uma investigação contra a Paxos e rejeitou a emissão da BUSD, o que gerou uma mudança na dinâmica da categoria de stablecoin. Com a incerteza em relação ao ativo estável da Binance, traders têm preferido fazer negociações com pares relacionados às principais stablecoins USDC e USDT.
O que chama a atenção nesse momento é que parece que a Binance acaba de cunhar a stablecoin TrueUSD (TUSD) em grandes volumes. De acordo com o aviso do Whale Alert, a exchange de criptomoedas cunhou 49 milhões de TUSD. Esse movimento pode ser visto como os esforços da empresa cripto para apoiar outras stablecoins, como disse CZ, após o declínio da BUSD.
O TrueFi (TRU), uma altcoin anteriormente vinculada à TUSD, também ganhou grande interesse de compra. Nas últimas 24 horas, o token TRU subiu 88%, embora tenha um valor de mercado relativamente menor que a stablecoin.
Curiosamente, TUSD estava entre as stablecoins que a Binance introduziu conversão automática em troca de sua stablecoin em setembro de 2022. A plataforma de negociação de bitcoin (BTC) e altcoins citou maior liquidez e eficiência de capital para os usuários optarem por colocar todos os ativos estáveis na conta em BUSD.
SEC vs BUSD
Embora seja a stablecoin da principal exchange do mercado de criptomoedas, o BUSD não é emitido e resgatado pela própria Binance, mas sim pela emissora regulada Paxos, que realiza esse processo desde 2019.
Esta última foi orientada pelo New York Department of Financial Services (NYDFS) a parar de emitir a stablecoin, mas, até então, o processo de gerenciamento de novos resgates continua ativo, mesmo que alguns investidores acreditem que a Paxos não possui reservas o suficiente para honrar com o compromisso de saques da stablecoin.
A SEC enviou uma carta para o NYDFS alegando que o BUSD é um título não registrado, chamando a atenção da indústria blockchain. Isso causou FUD no mercado cripto, pois a stablecoin da Binance é o terceiro ativo estável de maior capitalização e está presente no top 10.
Além disso, esse movimento abriu espaço para a especulação de que outros emissores de stablecoins, como a Tether, por exemplo, possam ser afetados. Para exemplificar, não é apenas o BUSD que está perdendo mercado na corrida recente de saques dos investidores. A segunda maior stablecoin, o USDC, ativo estável da Circle, também está sendo negociada abaixo de US$1.