O mercado de criptomoedas está em alta, com o bitcoin (BTC) e as altcoins subindo em capitalização. Para exemplificar, a criptomoeda primária voltou a ser negociada acima de US$22.000 no momento da escrita do artigo. Um dos fatores que pode ter contribuído para isso foi o novo movimento da Binance.
A principal exchange do meio cripto anunciou que está convertendo o restante dos fundos da Iniciativa de Recuperação da Indústria, no valor de US$ 1 bilhão, em bitcoin, BNB e Ethereum (ETH) devido aos recentes colapsos de bancos amigos da indústria e eventos de desenvolvimento de stablecoins.
Changpeng Zhao, CEO da Binance, fez o anúncio em sua conta no Twitter. A iniciativa, que foi criada para ajudar empresas afetadas pela pandemia da Covid-19, detinha 985.088.975,25 BUSD, agora convertidos para criptomoedas. Esse movimento veio logo após a queda das instituições financeiras Silvergate Bank, Silicon Valley Bank e Signature Bank.
Além disso, a Binance descontinuou sua política de conversão automática de BUSD, que havia sido introduzida em setembro de 2022. Em vez disso, a plataforma de negociação cripto oferecerá suporte a várias stablecoins, incluindo USDT, USDP e TUSD. Os usuários podem converter seus BUSD para outros ativos estáveis até 18 de março.
De fato, esse passo mostra como a empresa de CZ está respondendo ao grande caos dos últimos dias. De acordo com o empresário, um ataque coordenado estava ocorrendo para “desligar os bancos amigos das criptomoedas”, o que seria prejudicial para a indústria como um todo.