A Binance está passando por muitos desafios. Na última semana, a exchange e os investidores de criptomoedas foram surpreendidos com a apresentação de 13 acusações pela SEC contra a empresa e seu CEO, Changpeng Zhao (CZ). No desenvolvimento mais recente, a plataforma cripto enfrenta uma pausa na cunhagem de TrueUSD (TUSD) através do custodiante Prime Trust.
Hoje, 10 de junho de 2023, a TrueUSD anunciou que as transações da stablecoin via Prime Trust foram temporariamente pausadas. Essa mudança afeta a Binance, pois a exchange começou a oferecer suporte ao TUSD depois que o órgão regulador dos EUA ordenou que a Paxos interrompesse a cunhagem do BUSD.
Apesar da pausa na cunhagem via Prime Trust, a empresa garantiu aos usuários que os serviços relacionados ao TUSD permanecem inalterados e continuarão a operar normalmente. Além disso, a Binance ressaltou que suas parcerias com outras instituições bancárias estão intactas, o que garante a continuidade das transferências envolvendo o TUSD.
No entanto, é importante que o leitor saiba que o TUSD possui a maioria de suas reservas mantidas na Prime Trust, First Digital, Capital Union, Manual e BitGo.
Para mais, a Prime Trust tem enfrentado dificuldades no mercado em baixa das criptomoedas e com a pressão regulatória dos Estados Unidos. Para exemplificar, em janeiro de 2023, ela foi forçada a dispensar cerca de um terço de sua equipe de trabalho, e em março, começou a reter fundos dos clientes da Binance através de bancos parceiros.
Aumentando ainda mais os rumores negativos em relação à empresa, a BitGo chegou a um acordo preliminar para adquirir a Prime Trust, o que pode ser um indicador de uma possível insolvência.
No momento da escrita do artigo, o TUSD é negociado a US$0.99.