Em 2021, a FTX se destacou no mercado de criptomoedas por conseguir arrecadar US$900 milhões em uma rodada de financiamento. Mas por que ela foi uma estrela? Porque esse foi o maior investimento que uma exchange cripto conseguiu na história até o momento da escrita do artigo.
Curiosamente, um dos primeiros investidores da FTX foi a Binance. No entanto, a principal exchange do mercado blockchain não se manteve na posição por muito tempo e saiu da mesma no último ano.
Segundo Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, essa mudança fazia parte de um ciclo normal de investimento. Até mesmo Sam Bankman-Fried (SBF) concordou com esse movimento.
“Acho que faz sentido, dado o papel que nossos negócios estão desempenhando no mercado. Também pode nos dar mais flexibilidade no futuro”, disse SBF em uma entrevista.
Sem dúvidas, ao ver o grande crescimento que a FTX teve nos últimos meses, a Binance teve um grande lucro em seu investimento.
Todavia, a plataforma de negociação de bitcoin (BTC) e altcoins decidiu dar outro passo nessa negociação.
Binance irá se desfazer de tokens FTT
CZ informou que a Binance recebeu cerca de US$2,1 bilhões em tokens BUSD e FTT como resultado de seu investimento na exchange de criptomoedas mais nova.
Contudo, devido às revelações recentes, a Binance decidiu liquidar qualquer FTT remanescente em seus livros de negociações.
Claro que o mercado cripto não viu com bons olhos essa notícia. Isso pode ser exposto no preço do token da FTX que passou por uma queda de 10% nas últimas 24 horas.
No entanto, é válido ressaltar que CZ disse que os tokens não serão vendidos de uma vez no mercado.
“Tentaremos fazê-lo de forma a minimizar o impacto no mercado. Devido às condições de mercado e liquidez limitada, esperamos que isso leve alguns meses para ser concluído”.
O rosto por trás da principal exchange cripto disse que a Binance busca sempre incentivar a colaboração entre os players do setor. Sendo assim, esse não seria um movimento contra a FTX.
A grande preocupação de CZ é que uma falha de um grande projeto pode prejudicar todos os usuários e todas as plataformas.
“Normalmente, mantemos tokens a longo prazo. E mantivemos esse token por tanto tempo. Permanecemos transparentes em nossas ações”.
FTX e as acusações de 2023
Com pouco tempo de mercado, a FTX conseguiu se tornar um dos grandes nomes de negociações de criptomoedas.
No entanto, o fundador da plataforma é acusado de atitudes não louváveis por todos os lados.
Além da comunidade Cardano e de Ben Armstrong, o fundador da Solend (SLND) decidiu acusar SBF de querer lucrar acima de tudo.
De acordo com 0xrooter, a experiência que o mesmo teve com uma das empresas do bilionário cripto lhe dá uma ideia do que esperar.
A grande mágoa do fundador da Solend está no Inicial Dex Offering (IDO) do projeto na Alameda Research, plataforma de propriedade de SBF.
Rooter informou que a Alameda participou da rodada seed do Solend e ele acusou a mesma de apresentar uma série de comportamentos desconcertantes que atrapalham o crescimento do Solend.
Além disso, o Bolha Crypto noticio que A FTX US e SBF estariam sob investigação do regulador de valores mobiliários do Texas. Esse passo dado pelo regulador marca mais um no caminho de investigações relacionadas à indústria blockchain.
“A Divisão de Execução está agora investigando a FTX Trading, a FTX US e seus diretores, incluindo Sam Bankman-Fried”, informa o detalhamento do caso, apresentado na última sexta-feira (14).
De acordo com o diretor executivo do Texas State Securities Board, Joe Rotunda, estão em investigação as contas que a FTX oferece que pagam aos investidores rendimento em troca do depósito de suas criptomoedas na empresa.