O mercado de criptomoedas sofreu uma grande agitação nas últimas semanas, com muitos eventos impactantes, principalmente em relação a Binance. A principal exchange cripto informou que iria queimar US$2 bilhões em BUSD ocioso na BNB Chain e que a mesma quantidade da stablecoin na rede Ethereum (ETH), que foi usada como garantia, será liberada.
Além disso, o jornalista cripto Colin Wu observou que o número total de tokens BUSD em circulação caiu de 16.1 bilhões para 12.3 bilhões.
Esses movimentos ocorrem logo após a Paxos, emissora regulamentada que emite o BUSD desde 2019, começar a enfrentar problemas com a SEC por não registrar a stablecoin da Binance como um valor mobiliário.
Embora a situação seja complexa e incerta, a Paxos Trust se comprometeu a trabalhar com as autoridades para resolver as questões regulatórias. A empresa destacou que está comprometida com a transparência e a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
Binance está de olho em outra stablecoin após declínio do BUSD
Na semana passada, a Binance cunhou uma grande quantidade de TrueUSD (TUSD), uma stablecoin vinculada anteriormente à altcoin TrueFi (TRU). De acordo com um aviso do Whale Alert, a exchange cunhou 49 milhões de TUSD, o que pode ser visto como um esforço da empresa cripto para apoiar outras stablecoins após o declínio do BUSD.
Além disso, o token TRU, na época, ganhou grande interesse de compra, subindo 88% em apenas 24 horas. Embora seu valor de mercado seja relativamente menor do que a TUSD, esse aumento pode ser um reflexo da crescente popularidade da stablecoin.
É importante lembrar que a Binance introduziu conversão automática de TUSD em sua stablecoin em setembro de 2022, citando maior liquidez e eficiência de capital para os usuários que optam por manter seus ativos estáveis na conta em BUSD.