Na quinta-feira, 13 de abril, a Binance divulgou que os pedidos de retirada de Ethereum (ETH) podem levar algumas semanas para serem processados. Essa declaração ocorreu apenas um dia depois do lançamento do Shapella na rede da principal altcoin do mercado.
O Shapella é considerado uma das atualizações mais aguardadas da indústria blockchain de 2023. Afinal, permitiu que os validadores do Ethereum retirassem seus fundos bloqueados. No entanto, a Binance declarou a necessidade de estabelecer uma cota diária de resgate para cada usuário, devido às limitações de processamento da rede do ETH.
Binance se pronuncia
Segundo o post no site da principal exchange do mercado cripto, a quantidade de tempo necessária para concluir um pedido de retirada da altcoin é determinada pela quantidade total de solicitações de saques de ETH pelos participantes do staking e pela rede da plataforma de contratos inteligentes. Sendo assim, as limitações de processamento do blockchain Ethereum tiveram um papel importante na estrutura e cronograma de resgate da criptomoeda na Binance.
Além disso, a empresa de CZ esclareceu que os tokens BETH, a versão tokenizada do ETH em staking na Binance, bloqueados em pedidos de retirada pendentes, não acumulariam nenhuma recompensa de staking ETH 2.0. E os usuários não podem cancelar suas solicitações de retirada depois de enviadas.
Atualmente, existem mais de 400.000 pedidos de saque parcial e quase 30.000 pedidos de retirada total, de acordo com dados do Rated.network. Contudo, vale ressaltar que uma grande parte dessas retiradas é forçada, já que a exchange de criptomoedas Kraken teve que descontinuar seu serviço de staking após um acordo de US$30 milhões com a SEC.
Apesar de algumas especulações contrárias, o preço do Ethereum respondeu bem ao Shapella. Além de voltar a ser negociado acima da marca de US$2.000, o ETH conta com um aumento de 12% nos últimos sete dias.