A CFTC tem agido de forma rigorosa em relação à Binance e seu CEO, Changpeng Zhao (CZ). De acordo com a agência, o empresário e sua empresa operaram ilegalmente a exchange de criptomoedas e violaram regulamentos do Commodity Exchange Act (CEA).
Rostin Behnam, presidente da CFTC, afirmou que a Binance tem feito esforços contínuos para contornar as regulamentações dos EUA e permitir que cidadãos dos Estados Unidos usem a plataforma através de VPNs, o que, segundo o advogado, é considerado fraude.
Em resposta à reclamação da CFTC, a Binance e CZ emitiram uma declaração expressando sua decepção com a alegação civil, que consideraram inesperada, apesar de terem colaborado com a agência por dois anos. Além disso, eles afirmaram que a denúncia apresenta uma exposição incompleta dos fatos e não concordam com suas posições como réus.
Esse movimento da CFTC teria levado CZ a buscar maneiras de se desfazer de suas participações na Binance.US, da qual detém a maioria das ações, segundo o The Information. Isso ocorre porque os chefes da Binance.US acreditam que podem não conseguir adquirir certas licenças regulatórias enquanto o empresário permanecer como proprietário majoritário.
A estratégia da maior exchange de criptomoedas do mundo para diminuir a influência de CZ em sua filial norte-americana ainda não está clara, nem como isso afetará suas operações. Contudo, se os problemas regulatórios se limitavam à imagem do empresário, essa medida pode impulsionar o crescimento da Binance US nos Estados Unidos.