A Binance.US anunciou a exclusão da Tron (TRX) de sua plataforma de negociação, alegando que a decisão foi tomada após uma revisão periódica de suas listagens de ativos digitais com base em vários fatores, incluindo o perfil do token e a conformidade regulatória. Outro token que o braço americano da principal exchange do mercado de criptomoedas irá deslistar é o Spell (SPELL).
A decisão da Binance.US ajudou a acentuar a queda do ativo, que caiu 4% nas últimas 24 horas. A empresa declarou que os depósitos de TRX e SPELL serão encerrados em 17 de abril de 2023. No entanto, os saques desses tokens permanecerão abertos.
Além disso, o anúncio da plataforma cripto destacou que o staking de Tron será desativado em 13 de abril de 2023. Enquanto isso, a plataforma continuará a oferecer suporte ao TRC-20 USDT e USDC emitidos na rede concorrente do Ethereum (ETH).
SEC vs Tron
Um dos fatores que pode ter contribuído para a decisão da Binance.US foi a ação movida pela SEC contra Justin Sun, fundador da Tron, e suas empresas afiliadas, acusando-os de venderem ilegalmente TRX e BitTorrent (BTT).
De acordo com a agência federal, Sun e suas empresas estavam envolvidos em um esquema para distribuir bilhões de TRX e BTT ao público, enquanto criavam mercados secundários ativos nos quais as criptomoedas poderiam ser negociadas.
Além disso, a SEC acusa o empresário de ter visado investidores americanos em suas ofertas e vendas não registradas, gerando milhões em receitas ilegais à custa dos mesmos.
A ação também diz que Sun manipulou o preço do TRX para criar a aparência artificial de interesse legítimo do investidor e manter a capitalização da altcoin em alta, através da criação de campanhas publicitárias com a participação de celebridades como Austin Mahone, Lindsey Lohan, Ne-Yo e Akon, que também foram processadas.
A SEC informou que o fundador da da Tron vendeu grande parte de seus TRX no mercado secundário, o que gerou uma receita de US$31 milhões com ofertas ilegais e não registradas. A ação busca liminares permanentes, devolução de ganhos ilícitos e penalidades civis contra Sun e suas empresas.