BOLHA CRYPTO GROUP

NOTÍCIAS SOBRE O CRIPTOMERCADO

Bitcoin (BTC): divisão de blocos, gastos duplos e ataques DoS? Entenda

Bitcoin (BTC): divisão de blocos, gastos duplos e ataques DoS? Entenda

Enquanto o bitcoin (BTC) luta para sair das mãos dos ursos e com o gargalo de transações em sua rede, a comunidade da criptomoeda primária levou outro susto nas últimas horas. Isso ocorreu porque o BTC teve uma ocorrência rara de divisão de dois blocos.

Segundo informações da BitMEX Research, a blockchain da criptomoeda se dividiu temporariamente em duas redes, devido à mineração simultânea de novos blocos. A disputa ocorreu entre dois pools de mineração: a Foundry USA e a Antpool, com essa última saindo como a campeã por possuir a maior prova de trabalho.

Embora as divisões da rede Bitcoin não sejam incomuns, um chainsplit de dois blocos é bastante raro. A última vez que esse evento aconteceu foi em novembro de 2020.

O chainsplit acontece quando a rede não consegue chegar a um consenso sobre qual bloco deve ser adicionado à rede principal. Como resultado, a blockchain do Bitcoin se divide temporariamente em duas redes, uma que continua a crescer e outra que se torna obsoleta. O contratempo é resolvido assim que uma rede se torna mais longa e pesada, tornando a outra cadeia inútil e levando ao seu eventual abandono.

Com o aumento recente de blocos obsoletos, o chainsplit não foi totalmente inesperado. Neste caso específico, vários blocos foram produzidos na altura 788686. Alguns exploradores podem ignorar os blocos obsoletos, pois o registro de data e hora relatado em um bloco não é necessariamente preciso devido às regras de proteção de registro de data e hora do bloco do Bitcoin.

Gasto duplo no Bitcoin?

O ForkMonitor relatou que houve 13 transações envolvendo quase 10 BTC que foram gastas duas vezes, o que pode ter sido um gasto duplo na rede do Bitcoin ou apenas um Replace-by-Fee (RBF).

Para quem não conhece o termo, um gasto duplo descreve uma situação em que a mesma unidade de criptomoeda é gasta mais de uma vez, de forma fraudulenta, sendo o equivalente a alguém gastar a mesma nota de dinheiro em duas lojas diferentes.

Já o RBF é uma funcionalidade que permite aos usuários de criptomoedas ajustar a taxa de transação de uma transferência não confirmada, aumentando a mesma para garantir que seu processamento seja realizado mais rápido. A taxa de RBF é utilizada em momentos de congestionamento da blockchain, como o que tem acontecido com o Bitcoin.

Mas e os rumores de ataques DoS?

Nos últimos dias, essas especulações também chamaram a atenção no mercado de criptomoedas. Em suma, um ataque DoS é uma tentativa maliciosa de sobrecarregar um servidor, rede ou aplicação, com tráfego excessivo, de forma a torná-los inacessíveis para os usuários legítimos.

Os ataques DoS podem ser realizados de diversas maneiras, como o envio de um grande volume de pacotes de dados para o servidor alvo, o envio de comandos maliciosos para que o servidor execute operações que demandem muito processamento ou a exploração de vulnerabilidades em aplicativos ou sistemas.

Caso ocorra um ataque DoS no Bitcoin, ele pode dificultar as transações dos usuários. No entanto, a criptomoeda primária possui uma rede projetada para resistir a essas investidas.

As especulações sobre um possível ataque DoS na invenção de Satoshi Nakamoto surgiram após um aumento repentino nas taxas de transferência e transações não verificadas.

De acordo com dados do BitInfoCharts, as taxas de transação do BTC atingiram 0,00063 BTC ou US$19,20, ultrapassando a recompensa do subsídio em bloco pela primeira vez desde 2017.

Esse aumento na demanda pelo espaço do bloco pode elevar as taxas de transferência registradas na rede. No entanto, o Mempool Space revelou que a atividade está diminuindo gradualmente. Nesse sentido, podemos esperar taxas abaixo da recompensa do bloco. Com a atividade atual, as taxas podem retornar a 4,51 BTC para cada bloco processado, o que nega a especulação de um ataque DoS.

Embora tenham ocorrido tentativas de interromper a rede no passado, o Bitcoin saiu mais forte em todas as vezes. Conforme detalhado pelo Bolha Crypto, a aposta ideal para justificar esse aumento nas taxas de transações de BTC pode ser a utilização dos Ordinals, que estão com uma demanda cada vez maior.

Moda cripto é na Tipo Crypto

Uma loja de moda cripto no ritmo da nova geração, que é urbana, inclusiva e descolada. Se você investe em moedas digitais, coleciona NFTs, tá plugado na Web3 ou é um Ancap, vista Tipo Crypto.

tipocrypto.com

Isenção de responsabilidade

As informações apresentadas neste artigo são apenas para fins informativos e educacionais. Nada aqui contido deve ser interpretado como aconselhamento financeiro ou sugestão de investimento. O Bolha Crypto não se responsabiliza por quaisquer perdas geradas pela utilização do conteúdo, produtos ou serviços mencionados.

Siga nossos grupos no TELEGRAM e WHATSAPP.

Leia Mais:

Mais lidas