Nassim Taleb, escritor conhecido pelo livro “Black Swan”, voltou a criticar o mercado de criptomoedas, em especial o Bitcoin (BTC). Segundo o analista de riscos, a criptomoeda primária é um fenômeno inútil e perigoso.
Durante sua participação na conferência Bloomberg Invest, Taleb declarou que o Bitcoin não oferece qualquer tipo de refúgio. Sendo assim, o investimento na invenção de Satoshi Nakamoto teria se tornado um culto que entra em conflito com o mundo pragmático das finanças.
Contudo, quem está no mercado de criptomoedas há algum tempo sabe que essa não é a primeira vez que Taleb destila seu ódio ao Bitcoin. Afinal, ele já chamou a criptomoeda de “ilha especulativa” e até mesmo de “mercadoria muito frágil”.
Lavagem de dinheiro com Bitcoin
Sobre o BTC poder ser utilizado para a lavagem de dinheiro, o escritor apontou que a rastreabilidade da criptomoeda a torna inadequada para atividades ilícitas.
De acordo com Taleb, ao contrário do ouro, que pode ser derretido para ocultar suas origens, a natureza digital do Bitcoin deixa um rastro claro que pode ser facilmente decifrado por qualquer pessoa com conhecimento estatístico básico.
O que o estatístico não se atentou nessa fala é que isso não é uma deficiência do Bitcoin, mas sim uma qualidade. Um dinheiro que pode ser rastreado pode ser utilizado por quem deseja manter a transparência de seus negócios financeiros, como empresas de capital aberto e até mesmo o governo.
Além disso, os defensores do Bitcoin há muito tempo argumentam essa característica da criptomoeda quando os críticos dizem que utilizar o BTC para atividades ilícitas é uma boa escolha. Sendo assim, a fala de Taleb acaba não fazendo sentido, já que o que ele quer é criticar o verdadeiro dinheiro descentralizado.