O investidor português e defensor do Bitcoin, Hugo Ramos, passou por uma perda de 4,07 BTC (aproximadamente US$164.500) devido a uma falha no sistema. O incidente revelou a vulnerabilidade de um plugin da Lightning Network chamado LNBank.
A experiência traumática de Ramos começou no dia 6 de dezembro, quando percebeu que a maior parte do seu saldo no node da Lightning Network havia sido roubado devido ao bug no LNBank. Rapidamente, ele desligou o node, mas já havia perdido 4,07 BTC.
A falha em questão reside em um plugin desenvolvido por Dennis Reimann no BTCPay Server. Dois dias após o incidente, Reimann divulgou a vulnerabilidade e incentivou todos os usuários do LNBank a atualizarem para a versão 1.8.9 para evitar o risco.
Hugo Ramos, residente em El Salvador e uma figura controversa na comunidade local de Bitcoin, não apenas buscou ajuda dos desenvolvedores do LNBank, mas também entrou em contato com a exchange checa Anycoin e a carteira Bitlifi, alegando que parte dos Bitcoins roubados foi enviada para essas empresas.
A resposta de Ramos e suas tentativas de responsabilizar terceiros foram contrapostas por comentaristas que enfatizaram a importância da responsabilidade individual, e que, apesar de ter aprendido a lição da maneira mais dura, a única pessoa a culpar é a si mesmo.
Como forma de tentar se recuperar dessa perda, Ramos lançou uma campanha de financiamento coletivo para conseguir parte das economias de sua família. Infelizmente, o destino dos fundos roubados permanece incerto até o momento desta publicação.