A SundaeSwap é uma das principais exchanges descentralizadas na rede da Cardano (ADA). Ela aproveita o designer da plataforma de contratos inteligentes para trazer negociação escaláveis para seus usuários. Assim como nas demais DEXes do mercado blockchain, ela possui pools de liquidez, onde os participantes podem conseguir lucros por ajudar o funcionamento da plataforma. Recentemente, a DEX decidiu dar um passo em direção ao seu modelo de governança.
A governança em mercado de criptomoedas é o processo de tomar decisões e estabelecer regras para o funcionamento de uma cripto, rede ou aplicativos descentralizado (dApp). Isso inclui questões como atualizações de protocolo, soluções para problemas técnicos, distribuição de recursos e outros aspectos críticos que afetam a saúde e a integridade da rede.
Embora seja uma plataforma descentralizada e tenha um token de governança, até o momento da escrita do artigo, não estava definido como o processo de governança da SundaeSwap iria funcionar. Por essa razão, a SundaeSwap Labs propôs à comunidade da DEX a utilização de uma tecnologia de governança audível fora da blockchain, ao lado de um conjunto de regras para a consideração, votação e aprovação de propostas para o futuro do protocolo.
Caso o conjunto de regras seja aprovado até o dia 19 de fevereiro de 2023, alguns passos para mandar uma proposta para melhoria da SundaeSwap devem ser seguidos. Para exemplificar, quem deseja enviar uma sugestão deverá ter pelo menos 10.000 SUNDAE, o que equivale a US$180 na cotação atual do token. Já para votar em uma proposta, o investidor cripto deverá ter qualquer quantia de SUNDAE em sua carteira.
Essas exigências fazem com que o token da DEX ganhe mais utilidade e encontre, de fato, seu papel como um ativo de governança. Contudo, é importante destacar que todos os procedimentos para a governança na SundaeSwap podem ser revisados a qualquer momento através de votação dos membros.
Uma luz para a SundaeSwap?
A governança se mostra muito importante para protocolos descentralizados, pois ajudam a fazer com que mais pessoas possam ajudar na evolução de um projeto e também o deixar livre do controle de uma única entidade central. Contudo, se ela não for bem estruturada, pode ser um grande problema na verdade. Isso porque grandes empresas podem centralizar tokens, conseguindo comandar e até mesmo influenciar em propostas.
Infelizmente, a SundaeSwap passou por alguns problemas no início de seu funcionamento que a fizeram perder espaço para DEXes mais novas. Em primeiro lugar, ela teve pouco tempo para lapidar a testnet de scoopers. Além disso, a plataforma sofreu com problemas de escalabilidade da rede da Cardano quando ela chegou ao mercado. Em 2022, a DEX Minswap foi lançada com o blockchain da ADA mais rápido e não precisou passar pelas mesmas dificuldades de sua antecessora, algo que abriu uma grande vantagem para a exchange descentralizada mais nova. Contudo, o novo passo de governança pode ajudar a SundaeSwap a ter mais propostas de melhorias e a fazer voltar para os holofotes.