BOLHA CRYPTO GROUP

NOTÍCIAS SOBRE O CRIPTOMERCADO

Cardano (ADA) é a próxima integrante do cemitério cripto?

A Cardano (ADA) está enfrentando uma queda em sua atratividade como ativo de investimento. Afinal, a altcoin tem encontrado dificuldades para crescer em capitalização de mercado, sendo inclusive ultrapassada pela Solana (SOL) nessa métrica.

Além disso, de acordo com dados da IntoTheBlock, a rede Cardano está testemunhando um cenário preocupante, com aproximadamente 94,13% dos endereços de carteira enfrentando prejuízos. Este número coloca a altcoin como o segundo pior desempenho entre as 15 principais criptomoedas, atrás apenas da Polygon (MATIC).

Essa estatística mostra que até 4,19 milhões de endereços ADA estão em perdas, deixando apenas 174,84 mil endereços com ganhos positivos. Essa discrepância se torna ainda mais evidente quando comparada às performances de outras plataformas de contratos inteligentes, como Solana e Ethereum (ETH).

No momento da escrita do artigo, o preço da Cardano é de US$0,25, e a altcoin já caiu mais de 92% em relação ao seu máximo histórico observado em 2021. Apesar de outras criptomoedas terem passado por uma correção forte como essa como resultado do inverno cripto iniciado em 2022, o fraco desempenho da ADA em 2023 é preocupante. Para exemplificar, este ano o bitcoin (BTC) registrou um aumento de mais de 74%, enquanto o Cardano sofreu uma perda de mais de 26% no mesmo período.

Queimas no ecossistema Cardano?

Outro fator que não tem mostrado sinais de recuperação para a Cardano é a atratividade do ADA, que tem diminuído ao longo do ano, em grande parte devido à desaceleração da demanda. Esta situação mostra a necessidade de uma possível revisão de sua economia de token, com a finalidade de transformar a moeda em uma opção mais deflacionária, algo que não se mostra como uma possibilidade para a equipe da altcoin.

O atual fornecimento circulante de Cardano é estimado em 35,218 bilhões de ADA e à medida que a demanda diminui, surge a necessidade lógica de explorar opções como a queima de tokens, um recurso que já está sendo explorado por muitos outros protocolos, como Shiba Inu (SHIB), Ethereum e BNB, mas que Charles Hoskinson já se mostrou contrário.

Contudo, também é válido destacar que a volta da Cardano pode não depender apenas de queimas, pois elas não se fazem mais tão valiosas no mercado de criptomoedas, tendo em vista que as criptos que optam por esse sistema não veem aumentos de preços substanciais após uma queima.

Até entendemos o fato de Hoskinson apontar que a Cardano chegou com uma das metas de levar a blockchain para lugares com pessoas desbancarizadas e que precisam de apoio dessa tecnologia, mas sem capital, um projeto não prospera e com o tempo o mercado dá sinais de pouco interesse nos avanços tecnológicos da ADA.

Mas que avanços seriam esses?

Um dos pontos que podemos citar foi a introdução recente do GovTool no SanchoNet, uma ferramenta de governança que permite aos detentores de ADA se registrarem como representantes delegados e, assim, delegar seu poder de voto. Essa iniciativa liderada pela comunidade veio com o intuito de estabelecer uma base sólida para processos de governança off-chain.

Além disso, o projeto Catalyst também passou por avanços. Isso porque ele fez a integração de 192 projetos financiados pelo Fund10, fortalecendo o compromisso com uma governança liderada pela comunidade.

Bolha Crypto Store

Uma loja de moda cripto no ritmo dos seus investimentos digitais. Se você investe em criptomoedas, coleciona NFTs, tá ligado na Web3 ou é um Ancap, vista Bolha Crypto Store.

 

Isenção de responsabilidade

As informações apresentadas neste artigo são apenas para fins informativos e educacionais. Nada aqui contido deve ser interpretado como aconselhamento financeiro ou sugestão de investimento. O Bolha Crypto não se responsabiliza por quaisquer perdas geradas pela utilização do conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.

Siga nossos grupos no TELEGRAM e WHATSAPP.

Leia Mais:

Mais lidas