O mercado de criptomoedas está avançando e o otimismo de janeiro fez com que as baleias voltassem a acumular altcoins ao invés de despejá-las no mercado. Recentemente, Cardano (ADA) e Polygon (MATIC) se mostraram um dos ativos mais acumulados pelos grandes investidores.
Na semana passada, o WhaleStats informou que a ADA é o token mais negociado entre as 100 maiores baleias BSC. Além disso, a plataforma de contratos inteligentes concorrente do Ethereum (ETH) também está se destacando em utilização pelos 1000 maiores investidores da rede da Binance.
Já a Layer 2, além de ver seu token passar por uma forte acumulação, se tornando uma dos principais ativos nas mãos dos 500 maiores investidores de Ethereum, passou por um período de grandes transações de baleias. Segundo o perfil no Twitter Whale Alert, apenas uma baleia movimentou cerca de US$50 milhões em MATIC.
Mas com a recente correção do mercado cripto, o que pode estar fazendo com que as baleias se interessem por essas altcoins? É isso que vamos entender hoje.
Cardano
A concorrente do Ethereum pode se orgulhar do lançamento da stablecoin DJED, pelo menos até o momento da escrita do artigo. Esse era um dos acontecimentos mais esperados pela comunidade da ADA e finalmente se concretizou.
Logo após a sua chegada, a DJED não teve dificuldades para encher seu cofre de garantias. Por exemplo, a stablecoin conseguiu atrair mais de 29 milhões de tokens ADA e obteve uma taxa de colateral de 643% de 800%.
O sucesso dessa stablecoin pode ter influenciado na compra dos grandes investidores, tendo em vista que um ativo estável é fundamental para o crescimento de um projeto nas finanças descentralizadas (DeFi). E a DJED já pode estar influenciando o valor total bloqueado (TVL) da Cardano, pois desde a sua chegada, o TVL da altcoin cresceu 39%.
Outras entregas também podem justificar a atenção das baleias, como a chegada da mainnet da Liqwid, plataforma descentralizada que oferece soluções de liquidez para curvas de taxa de juros.
Como um protocolo de liquidez sem a necessidade de terceiros, os usuários podem participar da plataforma como credores, fornecedores de liquidez ou devedores. Esta última categoria inclui indivíduos que buscam empréstimos perpétuos garantidos.
Além disso, a Cardano deve passar por uma atualização que trará novos recursos integrados à linguagem de programação de contrato inteligente Plutus. A mais significativa será a chegada de suporte nativo para assinaturas Schnorr e para a curva Secp256k1 (utilizada no Bitcoin e Wanchain), algo que pode tornar o blockchain da ADA mais interoperável com redes que usem estas assinaturas.
Polygon
Já a Polygon tem se destacado por suas grande parceiras, como a realizada recentemente com a Doritos, para a criação dos tokens não fungíveis (NFTs) da Doritos Triangle Studios, casa de shows virtuais. A Layer 2 também passou por um hard fork em janeiro que melhorou o desempenho da sua rede, deixando o sistema de cobrança de gas mais aprimorado.
Como as taxas de transferências são sempre um ponto de relevância na hora em que um investidor vai escolher uma rede, a melhoria pode trazer mais usuários para a Polygon e as baleias podem estar apenas se antecipando a esse movimento.
Ademais, a rede MATIC também está se preparando para a chegada do zkEVM, o primeiro zk-Rollup de código aberto que oferece aos usuários uma experiência suave e sem problemas, sem comprometer a segurança. Em suma, o zkEVM terá equivalência total com a Ethereum Virtual Machine (EVM), permitindo aos usuários experimentar a plataforma de contratos inteligentes líder do setor com tranquilidade.