A Cardano (ADA) começou bem esta semana com uma alta de 8% nas últimas 24 horas. Contudo, é importante ressaltar que esse crescimento da altcoin não eliminou suas perdas semanais, que ainda superam a marca de 20%, de acordo com os dados do CoinMarketCap.
Conforme noticiado pelo Bolha Crypto, na semana passada, a SEC dos Estados Unidos classificou a altcoin, ao lado de outras criptomoedas, como um valor mobiliário, como resultado do processo contra as exchanges criptos Binance e Coinbase.
O rótulo de security imposto pela SEC à ADA tem gerado preocupações na comunidade blockchain, pois isso pode afetar a liquidez da criptomoeda. Nesse sentido, até a Robinhood deslistou a Cardano, Solana (SOL) e Polygon (MATIC) de sua plataforma devido à incerteza regulatória.
Em meio a todo esse caos, a comunidade da ADA se pronunciou para acalmar os ânimos, alegando que a SEC está equivocada em suas declarações. Para exemplificar, o embaixador da Cardano no Brasil, Marcus Vinicius, comentou o assunto com o Bolha Crypto, alegando que a ICO da ADA foi realizada entre 2015 e 2017, com foco no leste asiático. Sendo assim, a maior parte da venda primária da concorrente do Ethereum (ETH) foi feita no Japão. Ou seja, a distribuição inicial da altcoin está fora da jurisdição da SEC dos EUA.
Além disso, Charles Hoskinson, fundador da Cardano, surpreendeu a todos ao estender a mão para a comunidade XRP em busca de reconciliação. Embora essa mudança tenha gerado reações mistas, tanto o empresário quanto os detentores do token da Ripple estão dispostos a deixar suas diferenças para trás e buscar um objetivo comum.
Essa jogada estratégica veio com o intuito de fortalecer a posição da Cardano perante os órgãos reguladores e demonstrar que a indústria de criptomoedas está disposta a colaborar para o avanço do setor.
Mas isso não significa que os investidores da Cardano estejam muito contentes
A lucratividade dos detentores da Cardano atingiu um patamar preocupante com a correção acentuada da altcoin. No momento da escrita do artigo, apenas 5% dos investidores da ADA estão no lucro.
No início de setembro de 2021, a Cardano atingiu seu pico, chegando a US$3.10. No entanto, desde então, a sorte da criptomoeda mudou e ela conta com uma queda de 90,9% em relação ao seu pico histórico, o que também é a realidade de outras altcoins.
Essa realidade preocupante coloca em xeque as perspectivas futuras da Cardano como uma opção de investimento. Se menos investidores estão obtendo lucro, é provável que a entrada de novos compradores seja desencorajada, resultando em uma redução nos volumes de negociação e, consequentemente, prejudicando qualquer possibilidade de recuperação nos preços.
Para mais, os investidores existentes, especialmente aqueles que compraram a ADA a preços mais altos, podem começar a entrar em pânico e optar por vender suas participações, mesmo que seja com prejuízo.
No entanto, é válido destacar que, apesar do curto prazo da altcoin se mostrar sombrio, a Cardano ainda possui uma comunidade sólida e uma tecnologia inovadora que sustenta seu ecossistema, com escalabilidade e sustentabilidade. Resta saber se isso será um divisor de águas para atrair mais investidores e programadores interessados na altcoin, possibilitando uma reação em seu preço novamente.