A Cardano (ADA) não tem passado por seus melhores momentos no mercado de criptomoedas quando o assunto é capitalização. Apesar de se manter no top 10, a concorrente do Ethereum (ETH) não consegue decolar em seus preços e está sendo negociada a US$0.37 no momento da escrita do artigo.
No entanto, quando o assunto é finanças descentralizadas (DeFi), ela tem experimentado um bom desempenho. Para exemplificar, os dados do DeFiLlama apontam que o valor total bloqueado (TVL) na rede da Cardano é de 398,55 milhões de ADA. É válido mencionar que, em 14 de maio, o total de ADA bloqueado ultrapassou brevemente os 400 milhões, mas em seguida voltou atrás.
Diversos fatores têm contribuído para o sucesso da Cardano no espaço DeFi. Um deles é sua abordagem de escalabilidade e sustentabilidade. Além disso, o compromisso da altcoin com a segurança não deve ser deixado de fora dessa lista.
A plataforma de contratos inteligentes adota uma conduta rigorosa em relação à correção de código e auditoria, garantindo um nível mais elevado de confiabilidade e segurança para os aplicativos DeFi desenvolvidos em sua rede. Essa postura tem atraído a atenção tanto de desenvolvedores quanto de usuários, que buscam um ambiente confiável para suas atividades financeiras descentralizadas.
Outro marco importante da Cardano que é preciso destacar neste artigo é que ela conseguiu adicionar mais de 1.000 contratos inteligentes Plutus V1 à sua rede desde o início de 2023. Em 17 de maio deste ano, havia 5.776 scripts Plutus V1, em comparação com os 4.718 scripts V1 registrados em 1º de janeiro.