A Cardano (ADA) tem sido a “vergonha do top 10” quando o assunto é capitalização de mercado. Afinal, a altcoin não consegue, de forma alguma, vencer a barreira dos US$0,30, mesmo com o otimismo em torno da indústria blockchain, com o bitcoin (BTC) acima de US$30.000.
Antes que você argumente que esse é o momento do BTC brilhar, pois a dominância dele está acima da marca de 50%, eu preciso destacar que a Solana (SOL), que tem uma proposta parecida com a da Cardano, cresceu mais de 30% nos últimos sete dias. Inclusive, ultrapassou com louvor a capitalização da ADA.
Analisando todo esse cenário, fica até difícil apostar na Cardano na próxima corrida de touros, e é justamente isso que aponta a analista de criptomoedas de pseudônimo Lady of Crypto. A estrategista destacou cinco motivos que a fazem se manter longe da ADA.
Desenvolvimento moroso
Uma das principais críticas de Lady of Crypto recaiu sobre a lentidão no processo de desenvolvimento da Cardano. Ela apontou uma série de atrasos, como o adiamento da atualização Vasil, devido a problemas técnicos. Além disso, mencionou eventos ocasionais de congestão na rede, resultando em atrasos e taxas mais elevadas. Segundo ela, a abordagem cuidadosa e revisada por pares adotada pela equipe da altcoin a coloca em risco de ficar para trás em relação aos competidores, o que a torna progressivamente menos relevante ao longo do tempo.
Baixa participação dos usuários
A analista observou que a Cardano ocupa a 13ª posição em número de usuários ativos diários e a 30ª em número de projetos sendo construídos na plataforma. Segundo a trader, essas métricas indicam falta de engajamento e atividade de desenvolvimento, o que poderia levar a altcoin à irrelevância.
Métricas de desempenho
A especialista enfatizou que o tempo médio de transação da Cardano é de 20 segundos, mais lento do que o Ethereum (ETH) e significativamente mais lento do que outros concorrentes, como Solana e Polygon (MATIC). Na fala da analista, ela destacou também que as taxas de transação da criptomoeda são relativamente elevadas em comparação com outras plataformas.
Superestimado e carente de substância
A analista acusou a plataforma de contratos inteligentes de ser superestimada, em grande parte devido à sua parceria com a agência global de publicidade e marketing McCann Dublin, que faliu em abril de 2023. Ela argumentou que o entusiasmo em torno da Cardano é artificial e não respaldado por desenvolvimento ou adoção substancial.
Ninguém quer saber
Por fim, a analista criticou a Cardano por sua falta de adoção no mundo real. Ela mencionou que, embora a Cardano tenha anunciado diversas parcerias, especialmente na África, essas ainda não demonstraram um impacto real significativo. Ela comparou essa situação com outras plataformas, como a Polygon, que estabeleceram colaborações com grandes empresas.
E o que esperar para a Cardano no longo prazo?
Lady of Crypto acredita que a Cardano continuará atrasada, principalmente em 2024 e 2025. Ela mencionou que inovadoras tecnologias blockchain estão no horizonte, e a altcoin enfrentará dificuldades para acompanhar o ritmo.