Charles Hoskinson, o polêmico fundador da Cardano (ADA), voltou a falar sobre staking no mercado de criptomoedas. O desenvolvedor decidiu apontar as diferenças que a rede da ADA possui em comparação com a do Ethereum (ETH).
Segundo Hoskinson, a Cardano tem uma vantagem em relação ao blockchain mais antigo. O empresário destacou que o número de endereços únicos envolvidos no processo de staking da ADA é superior a 1,2 milhão, enquanto o Ethereum tem apenas 88.400.
“Cardano é muito especial. É quase como se muitas pessoas tivessem pensado em como construir um excelente protocolo de staking anos atrás e fizessem isso acontecer”.
Staking: Cardano vs Ethereum
Os números de Hoskinson foram parcialmente confirmados pelo portal Staking Rewards. De acordo com os dados da plataforma, a taxa de participação da Cardano é de 68,11%, enquanto a do Ethereum é de 15,6%. Sendo assim, o número de ADAs pendentes delegados para staking é quase 4,4 vezes maior do que o do ETH.
No entanto, devido à diferença de preço entre os tokens das duas redes, a capitalização de mercado do Ethereum é 3,5 vezes maior, chegando a US$34,29 bilhões. Além disso, o ETH tem uma recompensa de staking maior que a Cardano, 4,92% contra 3,24%.
É importante notar que, ao considerar a taxa anual de remuneração ajustada pela inflação da oferta de rede, a diferença é ainda maior, em 5,13% contra 0,17%.
Hoskinson já comparou o staking da Cardano com o do Ethereum e apontou diferenças significativas entre as duas plataformas. De acordo com o empreendedor, o staking do ETH envolve a retenção dos tokens em contratos inteligentes, que se assemelha a um modelo de negócio que precisa ser regulado. Em contrapartida, altcoins como a ADA possuem o modelo de staking líquido, no qual os usuários podem retirar suas criptomoedas a qualquer momento, ajudando a evitar a regulamentação deste modelo.
Além disso, ao considerar que cenários imprevisíveis possam acontecer, seria bom poder tirar suas criptomoedas de staking na hora que o investidor quiser. Outra vantagem do staking da Cardano é que o tempo de recompra das ADAs que você deixa trancada. Em apenas cinco dias, você já recebe os valores referentes à quantia guardada. É válido ressaltar que, ao depositar ADA para o staking, você precisa aguardar entre 15 e 20 dias para começar a ganhar suas recompensas.