Durante seu discurso de abertura na conferência Rare Evo, Charles Hoskinson, rosto por trás da Cardano (ADA), fez uma previsão ousada para o futuro da altcoin. Segundo ele, a criptomoeda pode ultrapassar o Ethereum (ETH) e o Bitcoin (BTC) para se tornar o principal ativo blockchain.
Mas antes que você comece a achar que Hoskinson é louco, veja em que se baseia a argumentação do investidor. Segundo ele, a Cardano tem um compromisso com a governança em rede, um modelo descentralizado de tomada de decisões que envolve diretamente a comunidade.
O CEO da IOG ressalta as críticas aos modelos de governança adotados atualmente pelo Bitcoin e Ethereum. Ele considera o design estático do BTC, que não sofreu alterações significativas desde sua criação, como um ponto fraco da criptomoeda a longo prazo.
Sobre o Ethereum, Hoskinson aponta que sua liderança descarta a governança em rede como algo inatingível. No entanto, ele argumenta que, à medida que as plataformas criptos amadurecem e acumulam uma base de usuários cada vez maior, não adotar alguma forma de governança pode representar um risco.
Além disso, o empresário aborda as preocupações relacionadas à governança descentralizada, que alguns consideram perturbadora para os sistemas estabelecidos. No entanto, Hoskinson enxerga esse modelo como uma ferramenta para renovar o envolvimento e a confiança da comunidade. Ele expressa sua fé no potencial humano, afirmando que sempre acreditou no melhor das pessoas e vê a governança descentralizada como uma forma de restaurar essa confiança.
No entanto, alcançar o título de maior criptomoeda do mundo não será uma tarefa fácil para a Cardano, e a expectativa de Hoskinson tem mais chances de ser frustrada do que se tornar uma realidade. Em primeiro lugar, porque os investidores parecem não se importar tanto com a governança da plataforma de contratos inteligentes.
Embora a Cardano se mantenha no top 10 de ativos de maior capitalização, ela está muito distante do valor de mercado do BTC e do ETH, e também da confiança que ambas as criptomoedas conquistaram nos últimos anos. O lançamento de novos protocolos na blockchain da ADA pode ajudar a altcoin a se destacar no próximo mercado de touros, mas esse destaque pode ser mais evidenciado em cima de outras “Ethereum Killers” do que do ETH em si.