Em uma série de tweets, Charles Hoskinson, cofundador da Cardano (ADA), expressou duras críticas ao Ethereum Classic (ETC), classificando-o como uma farsa. Segundo o empresário, o ETC é um golpe que beneficia “insiders que vendem suas moedas para aqueles que eles recrutam”, e seu único propósito é enganar os investidores com a esperança de um futuro mágico que nunca se concretizará.
Hoskinson aproveitou a ocasião para criticar a falta de um roteiro claro e uma visão consistente por parte da equipe do Ethereum Classic. Suas declarações foram uma aparente resposta a Bob Summerwill, diretor executivo da ETC Cooperative, que havia atacado a Ergo Foundation e acusado a plataforma de receber bens roubados do rosto por trás da Cardano, além de ter sido cúmplice em ferir a comunidade Ethereum Classic.
De acordo com Hoskinson, a Ergo representa o que o ETC deveria ter sido desde o início. Sendo assim, ele destacou a inovação contínua, propósito claro, liderança ética e financiamento para o futuro da blockchain da ADA.
Em resposta ao tweet de Hoskinson, alguns usuários da rede social do passarinho atacaram a Cardano, apontando que a concorrente do Ethereum é uma farsa, principalmente ao analisar o preço atual da altcoin e compará-lo com 2021. Outros ainda afirmaram para o empresário apenas se distanciar, pois o Ethereum Classic não precisa mais dele.
Charles Hoskinson e Ethereum Classic
Para quem ainda não conhece a história de Hoskinson, ele foi convidado por Vitalik Buterin para participar do desenvolvimento do Ethereum em 2013. Contudo, a história do empreendedor no mercado de criptomoedas começou antes disso, quando ele cofundou a BitShares.
Juntos, Hoskinson e Buterin trabalharam para transformar a blockchain muito além de um dinheiro descentralizado, como é o caso do Bitcoin (BTC). Trazendo também para essa tecnologia contratos inteligentes e aplicativos descentralizados.
Apesar do sucesso da ICO do Ethereum em 2014, que arrecadou US$18 milhões, Hoskinson decidiu deixar o projeto por divergências filosóficas e estratégicas com Buterin. Depois disso, ele fundou a IOG e começou a focar em sua criptomoeda que iria concorrer à principal altcoin do mercado.
Já o Ethereum Classic é o Ethereum original que permaneceu com os blocos antes do hacker The DAO em 2016, reconhecendo assim a transação maliciosa. A altcoin não ganha muita visibilidade, pois a maior parte da comunidade antiga da plataforma de contratos inteligentes decidiu partir para o ativo que permanece até o momento da escrita do artigo na segunda colocação por capitalização de mercado.