Embora a Cardano (ADA) e Solana (SOL) sejam criptomoedas com tecnologias concorrentes, o CEO da Input Output Global (IOG) acredita que ambas altcoins podem se tornar parceiras através de sidechains.
Em suma, uma sidechain é uma cadeia de blocos complementar que permite que o blockchain principal de uma criptomoeda funcione de forma mais eficiente.
A sidechain consegue ajudar a cripto a se tornar mais segura, além de reduzir a volatilidade da mesma. Outro grande destaque dessa tecnologia é que ela possibilita a transferência entre diferentes criptomoedas.
Segundo Charles Hoskinson, a Cardano possui um modelo de sidechains diferenciado. Isso porque se um sidechain quiser se conectar com a concorrente do Ethereum (ETH), ele será um parceiro da cadeia principal.
Como resultado dessa parceria, o sidechain terá segurança, uma boa infraestrutura, um bom ecossistema e liquidez, pois a Cardano está listada em mais de 200 exchanges cripto.
Além disso, o pagamento de margem não será oferecido aos mineradores, quem irá receber serão os os operadores de pool e os detentores da ADA. Afinal, a Cardano está cuidando da segurança da sidechain.
Hoskinson observou que a Solana poderia facilmente se beneficiar dessas qualidades.
“Então você poderia pegar a Solana, substituir o algoritmo de consenso atual por algo 25 vezes mais rápido e não entrar em colapso o tempo todo, torná-lo um sidechain Cardano”.
Dessa maneira, os detentores de ADA seriam pagos em tokens SOL para manter a rede funcional. O empresário ainda acredita que as taxas ficarão menores do que as atuais pagas aos validadores do blockchain Solana.
“Eles não precisam mais se preocupar com a segurança e, em seguida, todos esses dApps são movidos e obtêm melhor confiabilidade e segurança e ficam mais rápidos“.
Segurança da rede Solana
Desde o seu lançamento em 2020, a altcoin passou por oito interrupções de rede.
Um dos casos de maior destaque dessas falhas ocorreu em setembro de 2021. Na época, a rede da Solana ficou offline por quase 18 horas.
Por essa razão, a comunidade se mostra cada vez mais indignada, apontando que a fragilidade do ecossistema da Solana é um grande calcanhar de Aquiles para a cripto disparar e mostrar potencial de superar o Ethereum.
Justin Bons, pesquisador de criptomoedas e fundador da Cyber Capital, apontou que nenhuma blockchain deveria ter tanto tempo de inatividade.
“A realidade é que a SOL não é nada inovadora! É apenas o primeiro grande blockchain a ser tão imprudente em seu design fundamental. Enquanto finge que isso é inovador (para atrair investidores)”.