O banco de varejo britânico do JPMorgan, Chase Bank, anunciou que a partir de 16 de outubro de 2023, a instituição proibirá transações relacionadas a criptomoedas para seus clientes britânicos, citando preocupações crescentes com fraudes e golpes no setor.
Em um e-mail enviado aos clientes, o Chase Bank comunicou a futura proibição de pagamentos com criptos, enquanto oferecia alternativas bancárias para aqueles envolvidos no espaço blockchain. O e-mail também destacou a possibilidade de explorar outros provedores de serviços bancários ou financeiros para investir em criptomoedas.
“Estamos empenhados em ajudar a manter o dinheiro dos nossos clientes seguro e protegido. Vimos um aumento no número de fraudes criptos direcionadas aos consumidores do Reino Unido, por isso tomamos a decisão de impedir a compra de criptomoedas em um cartão de débito do Chase Bank ou transferindo dinheiro para um site cripto a partir de uma conta Chase”.
De acordo com a Reuters, essa ação segue a implementação de medidas semelhantes por outros bancos. Em março, por exemplo, o NatWest estabeleceu novos limites nas quantias diárias e mensais que os clientes poderiam enviar para exchanges de criptomoedas, com o objetivo de proteger os consumidores contra “criptocriminosos”.
O Santander, um banco espanhol que opera no Reino Unido, também anunciou no ano passado a proibição de pagamentos em tempo real para exchanges de criptomoedas, como parte de seus esforços para proteger os clientes contra fraudes.