A Circle fez um movimento estratégico ao lançar o USDC na rede Polkadot (DOT), ampliando as operações nativas da stablecoin para um total de 14 blockchains. Entre essas redes, se destacam Ethereum (ETH), Solana (SOL) e Avalanche (AVAX).
O USDC na Polkadot será emitido no Asset Hub da rede da altcoin.
A Polkadot é composta por várias blockchains independentes conhecidas como parachains. O Asset Hub, por sua vez, é um tipo específico de parachain chamado de “homebase“, que serve como ponto central para todos os ativos digitais na rede da DOT. Sua função é facilitar a criação, gerenciamento e transferência de ativos entre as diferentes parachains no ecossistema.
A introdução do USDC na Polkadot Asset Hub habilita a transferência da stablecoin para outras parachains de maneira fácil e eficiente, graças ao uso do protocolo XCM, que é o formato nativo de mensagens de consenso cruzado da Polkadot.
Björn Wagner, cofundador da Parity Technologies, expressou grande entusiasmo com essa novidade.
“Stablecoins são um importante alicerce para o florescimento das economias on-chain, e estou emocionado que o USDC nativo tenha finalmente sido emitido no Asset Hub da Polkadot, tornando-o disponível com segurança para todos os projetos no ecossistema Polkadot”.
É essencial que os investidores estejam cientes de que as contas Circle e a API Circuit somente suportarão o Polkadot USDC cunhado nativamente no Asset Hub. Sendo assim, qualquer usuário que deseje transferir USDC de sua conta Circle para outro parachain da usando o protocolo XCM deverá primeiro movê-lo para o Polkadot Asset Hub.
O mesmo vale para usuários da rede Polkadot que desejem transferir seu USDC para uma conta Circle. Tentativas de mover a stablecoin diretamente de um parachain para uma conta externa da Circle podem resultar em perda de ativos.