Com o intuito de continuar expandindo o seu ecossistema, a Circle, empresa por trás da stablecoin USDC, decidiu mirar no blockchain Solana (SOL).
Dessa vez, a empresa de pagamentos levará o Euro Coin para a rede da concorrente do Ethereum (ETH) no primeiro trimestre de 2023.
“A disponibilidade do Euro Coin em Solana desbloqueia novos casos de uso para FX instantâneo, oferece opcionalidade para traders com uma nova moeda base, permite empréstimos e empréstimos de Euro Coin e estará disponível com o USDC como moeda de pagamento no Solana Pay”, disse Sheraz Shere, chefe de pagamentos da Solana Labs.
O Euro Coin foi apresentado ao mercado de criptomoedas em junho de 2022.
Assim como o carro chefe da Circle, o USDC, a stablecoin é lastreada em uma moeda fiduciária. A diferença é que a mesma é ligada ao euro ao invés da moeda dos Estados Unidos.
Euro Coin, até o momento da escrita deste artigo, está atrelado apenas ao blockchain Ethereum.
Para os entusiastas de stablecoins, a Circle informou que a exchange de criptomoedas FTX listará o ativo lastreado em euro logo após o lançamento do mesmo na rede Solana.
Além disso, a empresa informou que protocolos financeiros descentralizados estão mostrando interesse no Euro Coin quando a stablecoin for vista na plataforma de contratos inteligentes mais nova.
Circle e Solana
Levar o Euro Coin para a Solana não é a única meta da Circle com o blockchain rival do Ethereum.
A empresa de pagamentos pretende expandir seu protocolo de transferência cross chain para a rede do token SOL.
Contudo, é importante ressaltar que esse produto ainda não foi lançado pela Circle.
O protocolo foi anunciado em setembro de 2022 e deve entrar em operação no início do próximo ano.
Em primeiro lugar, ele irá explorar o blockchain Ethereum e Avalanche (AVAX).
Depois, será levado para a Solana no primeiro semestre de 2023.
Em suma, esse protocolo on-chain permitirá que projetos de criptomoedas possam transferir USDC entre diferentes blockchains. Para isso, utilizará versões da stablecoin nativa on-chain para que não haja a necessidade de fazer tokens embrulhados.