O Banco Citi lançou uma plataforma de criptomoedas com o objetivo de proporcionar às instituições acesso a contratos inteligentes e tecnologia blockchain. O projeto visa atender à crescente demanda por “depósitos tokenizados” e incorporar essas tecnologias à sua rede global.
A iniciativa do Citi deseja atualizar os recursos de gestão e negociação de caixa para seus clientes institucionais. As instituições parceiras terão acesso a uma série de vantagens oferecidas pelos contratos inteligentes e pela tecnologia blockchain, como a facilitação de pagamentos transfronteiriços, serviços financeiros programáveis e soluções de negociação automatizadas.
Benefícios apontados pelo Citi
O diferencial desta plataforma é a disponibilidade de seus serviços todos os dias do ano, eliminando as limitações convencionais encontradas em plataformas legadas. O Chefe Global de Serviços do banco, Shahmir Khaliq, destacou a importância das tecnologias de ativos digitais e sua capacidade de modernizar o sistema financeiro regulamentado.
“O desenvolvimento do Citi Token Services faz parte de nossa jornada para fornecer serviços bancários de transação de próxima geração, em tempo real e sempre ativos, aos nossos clientes institucionais. Este desenvolvimento anda de mãos dadas com o nosso trabalho líder do setor na Rede de Responsabilidade Regulamentada para criar soluções interoperáveis de ativos digitais numa base multibancária”.
A plataforma de token digital foi desenvolvida em colaboração com a empresa de logística Marks e contou com a participação de parceiros de peso, como a IBM e outras grandes empresas globais, no desenvolvimento de soluções baseadas em blockchain.
O projeto demonstrou sucesso durante sua fase piloto, permitindo que os parceiros realizassem transferências de dinheiro sob a forma de ativos tokenizados, possibilitando liquidações instantâneas na blockchain. O Citi acredita que essa nova plataforma irá reduzir os tempos de transação para seus clientes institucionais.
“Estamos satisfeitos por ter colaborado com o Citi nos pilotos de teste bem-sucedidos da solução de garantia usando tokens digitalizados e contratos inteligentes. A solução inovadora tem aplicações promissoras para financiamento comercial”, disse Marie-Laure Martin, Gerente Regional de Tesouraria para as Américas da Maersk.
Além disso, o banco anunciou que irá hospedar os nodes de blockchain necessários para manter sua rede funcionando e continuará desenvolvendo soluções de ativos digitais.