A Coinbase anunciou o encerramento gradual de seu serviço de empréstimo, conhecido como Coinbase Borrow. Essa decisão surgiu após a suspensão de novos pedidos de empréstimo em maio de 2023 e foi comunicada aos usuários através de um anúncio oficial no dia 20 de julho.
De acordo com o comunicado da exchange de criptomoedas, os clientes não poderão solicitar novas linhas de crédito, e os investidores que já fazem uso do serviço terão até o dia 20 de novembro de 2023 para quitar seus empréstimos pendentes. Caso não o façam, a empresa liquidará as garantias em bitcoin (BTC) para cobrar as dívidas.
Anteriormente, o Coinbase Borrow era uma parte significativa do portfólio de serviços oferecidos pela principal exchange de criptomoedas dos Estados Unidos. Ele permitia que os usuários da plataforma obtivessem empréstimos em moeda fiduciária no valor de até US$1 milhão, utilizando até 40% de suas participações em BTC como garantia. A taxa de juros anual era de 8,7%.
A Coinbase justificou sua decisão com base na baixa adoção do serviço.
Em caso de dúvidas, os usuários da exchange de criptomoedas poderão acionar o serviço Coinbase One para obter atendimento prioritário. Além disso, os investidores do programa manterão acesso ao histórico de solicitações e ao painel de empréstimos até o dia 1º de maio de 2024.
A Coinbase enviou um e-mail detalhando essas opções aos usuários e informando que está dispensando a taxa de liquidação de 2% caso optem por usar suas garantias em BTC para liquidar os empréstimos ou se não tomarem nenhuma ação e permitirem que a empresa venda a criptomoeda em seu nome.