A Coinbase anunciou o lançamento da rede principal da sua Layer 2, a Base, que ocorrerá no dia 9 de agosto de 2023. Além disso, Jesse Pollak, diretor de protocolos da exchange de criptomoedas, declarou que os ativos nativos da solução de escalabilidade poderão migrar para a mainnet Ethereum (ETH) hoje.
O grande intuito da Base, assim como as demais Layer 2 do mercado cripto, é oferecer uma boa escalabilidade e baixo custo para as transações que ocorrem no Ethereum e apresentar um ambiente amigável para os desenvolvedores construírem na blockchain.
Desenvolvida em colaboração com o Optimism, a Base é um projeto incubado dentro da Coinbase, que decidiu descentralizar progressivamente a rede ao longo do tempo, trazendo ainda mais segurança e confiabilidade para a plataforma.
Outro ponto positivo da Layer 2 é a integração com a Coinbase. Com isso, os desenvolvedores têm acesso aos produtos, usuários e ferramentas da plataforma cripto, o que facilita a criação de aplicativos descentralizados.
Além disso, é possível aproveitar integrações contínuas de produtos da exchange de criptomoedas, acessos fiduciários fáceis e ferramentas de aquisição, o que abre um enorme mercado de 110 milhões de usuários verificados e mais de US$80 bilhões em ativos no ecossistema Coinbase. Em termos de recursos, a Base oferece compatibilidade total com EVM (Ethereum Virtual Machine) por um custo muito baixo.
Do lado do desenvolvimento, a Layer 2 permite a configuração de transações sem gas para dApps com APIs de desenvolvedor fáceis para abstração de conta. Para mais, é possível criar aplicativos multichains com segurança, graças às bridges fáceis de usar disponíveis na Base. Outro aspecto importante a ser destacado é o fato de que a Base está se juntando ao Optimism como Core Dev no open source OP Stack.