A Coinbase anunciou em um tweet que planeja suspender a negociação do BUSD, stablecoin da Binance. A notícia pegou muitos investidores de surpresa, já que o ativo estável é um dos principais nomes de altcoin atrelada ao dólar americano. A suspensão da negociação deve ocorrer em 13 de março de 2023. Até o momento da escrita do artigo, a principal exchange de criptomoedas dos Estados Unidos não divulgou o motivo exato para a exclusão.
A Coinbase afirmou que regularmente monitora os ativos em sua plataforma para garantir que atendam aos padrões de listagem. Embora a empresa seja conhecida por sua abordagem cautelosa em relação à adição de novos ativos, a suspensão repentina do BUSD foi uma surpresa para muitos investidores.
Segundo a empresa americana, os fundos da stablecoin de sua rival ainda estão acessíveis e podem ser sacados a qualquer momento.
Um tempo difícil para o BUSD
O posicionamento da Coinbase veio apenas poucos dias depois de a Paxos, emissora de stablecoins, parar de criar novos tokens. A SEC enviou uma carta para o NYDFS alegando que o BUSD é um título não registrado, chamando a atenção da indústria blockchain.
Depois de uma “corrida bancária”, mais de US$360 milhões em BUSD foram sacados da Binance e isso levou a stablecoin a perder o seu peg com a moeda dos Estados Unidos. Contudo, o BUSD conseguiu se recuperar e voltou a ser negociado a US$1.
É possível que a suspensão da negociação na Coinbase afete negativamente a capitalização do BUSD, uma vez que a exchange é uma das maiores do mundo. No entanto, é importante notar que a Binance tem exibido força e resiliência nos últimos dias, o que pode diminuir o impacto negativo que a suspensão possa ter.