O mercado de criptomoedas está em alta e uma concorrente do Ethereum (ETH) está se destacando neste momento de otimismo. A Filecoin (FIL) conta com um crescimento de 14% em sua capitalização de mercado nas últimas 24 horas. Como resultado, é negociada a US$6.58 na escrita do artigo.
Para quem ainda não conhece, a Filecoin é um projeto blockchain que tem como missão armazenar e compartilhar dados de maneira descentralizada. O sistema funciona através de uma rede P2P. Sendo assim, permite que os usuários comprem e vendam espaço de armazenamento em disco de outros utilizadores da rede.
Além disso, a tecnologia da rede do FIL permite que os usuários especifiquem as condições de armazenamento de seus dados, como a quantidade de espaço necessário, a duração do contrato e o preço a ser pago pelo serviço. Os dados são armazenados de forma redundante em vários locais da rede, aumentando a segurança e a confiabilidade do sistema.
A cripto foi lançada em outubro de 2020 e é apoiada por várias grandes empresas de criptomoedas, incluindo a Winklevoss Capital, Sequoia Capital, Andreessen Horowitz e Union Square Ventures.
O que está por trás desse grande aumento da Filecoin?
Além da alta geral do mercado, a criptomoeda está se preparando para uma atualização de rede chamada Filecoin Virtual Machine (FVM), programada para hoje, 14 de março de 2023. Esse upgrade virá com o intuito de introduzir contratos inteligentes na rede. Ele também permitirá que os desenvolvedores criem aplicativos descentralizados na FVM.
De acordo com a equipe da concorrente do ETH, outros recursos chegarão à rede, como conjuntos de dados tokenizados e replication workers, ou trabalhadores de replicação. Este último é uma forma de se obter uma rede de consenso descentralizada no mercado de criptomoedas. Esses trabalhadores são responsáveis por replicar transações, blocos ou dados em toda a rede, permitindo que todos os nodes de determinada criptomoeda tenham acesso às mesmas informações em tempo real.
A Binance anunciou que apoiará a atualização da rede. Assim que o upgrade do FVM estiver concluído, a rede será um blockchain Layer 1 totalmente formado, como o Ethereum.