De acordo com a empresa especializada em segurança cibernética de ativos digitais PeckShield, a conta no X (Twitter) de Vitalik Buterin pode ter sido hackeada.
O episódio envolveu o compartilhamento de um link, através de um tweet já deletado, que parecia autêntico, contudo guiava os usuários para uma página fraudulenta que empregava táticas de phishing.
Em uma sofisticada tentativa de enganar os seguidores de Buterin, os criminosos cibernéticos mascararam seu golpe sob a narrativa de que a ConsenSys estaria prestes a lançar um token não fungível (NFT) comemorativo.
Isso seria uma espécie de celebração para a implementação do recurso Proto-Danksharding na plataforma Ethereum (ETH). O golpe afirmava que o NFT poderia ser adquirido gratuitamente através do link fornecido.
Na realidade, os golpistas esperavam que os usuários clicassem no link e conectassem suas carteiras digitais, permitindo, assim, a transferência dos ativos para as contas controladas pelos criminosos.
Esse incidente marca a primeira vez que Buterin teria visto seu perfil hackeado, pois suas contas nas redes sociais se mantiveram seguras contra ataques cibernéticos até agora.