A Agência Nacional de Polícia da Coreia do Sul está planejando implementar um sistema de monitoramento em tempo real de endereços de carteiras e congelamento de fundos, em parceria com a Binance e as cinco principais exchanges de criptomoedas do país. Com o objetivo de discutir esses planos, será realizada uma reunião de trabalho virtual no dia 30 de maio de 2023, conforme relatado pela mídia local.
A iniciativa surge em um momento em que a Binance adquiriu uma participação majoritária na Gopax, com o intuito de realizar reintrodução no mercado sul-coreano de criptomoedas no início deste ano. Como a maior exchange cripto do mundo, a empresa de CZ possui uma equipe dedicada a monitorar e denunciar atividades suspeitas às autoridades. Além disso, a exchange ofereceu treinamento para agências governamentais, a fim de combater crimes relacionados a criptomoedas e se adequar às regulamentações.
Em outubro de 2022, a Agência Nacional de Polícia estabeleceu acordos comerciais com as cinco principais exchanges de criptomoedas, para implementar um sistema virtual de confirmação de troca de ativos. Quando a polícia está investigando um endereço de carteira específico, ela notifica a empresa que, por sua vez, informa as outras quatro plataformas criptos do acordo.
Um dos avanços nessa área na Coreia do Sul foi a Lei de Prevenção de Kim Nam-guk, que exige que os funcionários do governo divulguem suas participações em criptomoedas. As agências também estão utilizando ferramentas de análise de blockchain para combater crimes e lavagem de dinheiro envolvendo bitcoin (BTC) e altcoins.