Bob Lee, ex-diretor de tecnologia da Square e criador do Cash App, foi assassinado em São Francisco na madrugada de terça-feira, 4 de abril de 2023. Segundo o Departamento de Polícia de São Francisco (SFPD), os policiais atenderam a uma denúncia de esfaqueamento por volta das 2h35, encontrando uma “vítima adulta de 43 anos sofrendo aparentemente de facadas”.
Os agentes prestaram socorro e chamaram médicos, mas, infelizmente, a vítima foi transportada para um hospital local com ferimentos graves e acabou não resistindo. Sem dúvida, a morte de Lee foi uma grande perda para a comunidade de tecnologia e inovação, já que ele era uma figura importante no setor.
Comunidade cripto amarga a morte de Lee
Bill Barhydt, CEO da Abra, empresa de carteira cripto, confirmou a morte de Lee em um tweet hoje, 5 de abril. Jack Dorsey, cofundador do Twitter e CEO da Square, também testemunhou a morte do empresário na plataforma de mídia social descentralizada Nostr. Ele afirmou que o acontecimento era “real” e que estava recebendo chamadas, acrescentando que era “de partir o coração”.
Desde novembro de 2021, Lee era o diretor de produtos da MobileCoin, uma criptomoeda de mesmo nome voltada para a privacidade. Joshua Goldbard, CEO da empresa, descreveu Lee como “uma força da natureza” e disse que sentirá sua falta todos os dias.
Lee ganhou destaque na indústria de tecnológica por ser o primeiro diretor de tecnologia da plataforma de pagamentos Square, fundada por Dorsey. Em adicional, ele criou o popular serviço de pagamento móvel Cash App. Além disso, Lee trabalhou no Google e fundou a rede social Present.
O amante da tecnologia também contribuiu para a luta contra a pandemia de COVID-19. Afinal, ajudou a Organização Mundial da Saúde com um aplicativo móvel e desenvolvendo uma empresa de testes domésticos.
A morte de Lee está sendo investigada ativamente como homicídio pelo SFPD e nenhuma prisão foi feita até o momento da escrita do artigo.